Jerônimo nomeia Otto Filho como novo conselheiro do TCE
Filho do senador Otto Alencar se despede do mandato de deputado federal para assumir o cargo no TCE
Por Matheus Caldas.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) nomeou o deputado federal Otto Filho como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A homologação foi publicada nesta terça-feira (23) no Diário Oficial do Estado.
Otto Filho teve o nome aprovado nesta segunda-feira (22) no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) com 45 votos a favor, uma abstenção e um voto contrário. Antes, também foi avalizado pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa.
Desta forma, o filho do senador Otto Alencar se despede do mandato de deputado federal para assumir o cargo no TCE com salário de cerca de R$ 39,7 mil. Charles Fernandes assume a cadeira deixada pro Otto Filho.
Nesta segunda, os deputados estaduais também aprovaram a indicação do deputado federal Josias Gomes ao TCE. Ele, contudo, não foi homologado no TCE. No momento, o parlamentar vive impasse jurídico e pode não conseguir a vaga de conselheiro.

Aprovação de Otto Filho
O agora ex-deputado afirmou que deixará definitivamente a política partidária após assumir a vaga no tribunal. Segundo ele, não participará mais de articulações políticas depois de tomar posse como conselheiro.
“Isso já não cabe mais a mim. Eu saio realmente da política e vou continuar atendendo os amigos no tribunal, mas não diretamente e nem fazendo política. Não dá mais para fazer isso. Isso vai acabar agora”, afirmou Otto Filho.
O parlamentar também comentou sobre a sucessão de seu espaço político. De acordo com ele, o irmão, Daniel, pode assumir esse papel no futuro. “Talvez isso acabe agora comigo, e com o meu irmão Daniel, que eu acho que vem para me substituir. Vou estar lá realmente no Tribunal de Contas, mas política eu já não vou me envolver mais”, concluiu.
A possibilidade de Daniel disputar uma vaga como deputado federal, segundo Otto Filho, ainda depende de uma avaliação pessoal e não está definida.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).