Ivana Bastos critica tarifaço de Trump e defende soberania nacional
Com possibilidade do PSD perder espaço na chapa-puro sangue, presidente da Assembleia da Bahia, Ivana Bastos disse que “lá na frente essas questões se resolvem”
Por, Matheus Caldas e João Tramm.
Em meio ao acirramento político entre PT-PSD, após o anúncio da chapa puro-sangue, a a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Ivana Bastos (PSD), negou que sua legenda esteja de saída do grupo. Pelo contrário, disse que “essas questões se resolvem” e elogiou o atual governador Jerônimo Rodrigues.
“Eu acredito que o PSD vai estar ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, que tem feito um excelente trabalho. Tem sido um governador que tem encantado e mostrado a Bahia, que ser gente da gente é bem mais positivo. Eu acredito muito nessa união. Nós temos o senador Otto Alencar, que é o nosso líder, que tem caminhado e conduzido muito bem esse processo”
+ Coronel descarta conflito com PT e defende candidatura própria ao Senado em 2026
A chapa puro-sangue do PT, com Jaques Wagner e Rui Costa disputando as duas vagas ao Senado, retiraria Ângelo Coronel, do PSD, da disputa. Apesar disso, Ivana entende que o grupo possui sim espaço, e que o importante era manter a união da base.
Lá na frente a gente resolve essas questões, mas a gente tem espaço e o PSD tem o seu papel fundamental no sucesso desta administração. O PSD tem o seu papel fundamental no sucesso desta administração, nós temos o maior número de deputados, maior número de prefeitos, vereadores e senadores. O PSD tem o seu valor e seu papel, e o governador Jerônimo já disse, o senador Otto, senador Jaques Wagner, já disse que a união deste grupo é o que faz o sucesso desta administração.
+ Do cafézinho às votações: Na gestão Ivana, ALBA retoma ritmo de sessões
Tarifaço de Trump
A deputada Ivana Bastos comentou também o recente anúncio de Donald Trump e o impacto do chamado "tarifaço" sobre produtos brasileiros. Em meio ao recesso parlamentar, a presidente da ALBA ressaltou a necessidade de uma defesa firme da soberania nacional.
“Não podemos permitir que forças externas venham optar e se envolver nos problemas econômicos nossos. Precisamos defender nossa soberania – e é isso que estamos fazendo”, reforçou.
+ AL-BA repudia tarifa de Donald Trump
A deputada também informou que no próximo dia 19 estará em Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, para discutir os impactos das tarifas no agronegócio local: “Sabemos que os desafios são muitos, mas estamos dispostos a enfrentá-los. A Bahia e o Brasil têm homens e mulheres capazes de atuar nessa defesa.”
Apesar do cenário adverso, Ivana demonstrou otimismo: “Tenho esperança de que os Estados Unidos recuem. De qualquer forma, recebemos sinalizações positivas de países como a China, que se posicionaram ao nosso lado.”
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).