Itacaré proíbe imposição de consumação mínima em barracas de praia

Medida quer garantir acesso livre: Itacaré proíbe imposição de consumação mínima em barracas de praia

Por João Tramm.

A Prefeitura de Itacaré determinou o fim da exigência de consumação mínima para o uso de estruturas oferecidas por barracas de praia no município. Com isso, Itacaré proíbe imposição de consumação mínima em barracas de praia, conforme decreto municipal publicado na segunda-feira (5).

Na prática, a medida impede os barraqueiros de condicionar a utilização de cadeiras, mesas, sombreiros e equipamentos semelhantes ao pagamento de um valor mínimo em consumo.

Itacaré proíbe imposição de consumação mínima em barracas de praia

Itacaré proíbe imposição de consumação mínima em barracas de praia

Segundo a prefeitura, a medida "tem como objetivo garantir o livre acesso às praias, que são espaços públicos de uso comum do povo, além de assegurar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, que veda práticas abusivas como a venda casada e a imposição de valores mínimos obrigatórios para permanência em áreas públicas".

De acordo com o decreto nº 296/2026, também está vedada a cobrança de taxas, multas ou qualquer valor obrigatório em razão da não realização de consumo, assim como a imposição de consumo mínimo como requisito para utilização dos kits de praia. Com isso, a norma assegura aos frequentadores o direito de usar os equipamentos sem a obrigação de comprar produtos no local.

O texto prevê que o não cumprimento das regras poderá resultar em penalidades como aplicação de multas, suspensão ou até cassação do alvará de funcionamento das barracas, além da retirada e apreensão dos materiais empregados de forma irregular, sem prejuízo de outras sanções previstas pelos órgãos de defesa do consumidor.

Em nota oficial, a gestão municipal afirmou: "A Prefeitura de Itacaré reafirma seu compromisso com a organização dos espaços públicos, o respeito aos direitos dos consumidores e a promoção de um turismo justo, acessível e responsável, garantindo que moradores e visitantes possam usufruir.

Em 2024, a prefeitura de Itacaré já tinha realizado outras medidas de organização da praia. Churrasco, caixas de som e bebidas estão entre as proibições decretadas pela Prefeitura de Itacaré, um dos destinos turísticos mais populares do litoral sul baiano. A multa para quem descumprir as normas pode chegar a R$ 20 mil.

Restrição nas praias

Medidas para ordenar a convivência nas praias não estão sendo propostas apenas em Itacaré. A Câmara Municipal de Salvador aprovou o projeto de lei que visa a proibição da colocação antecipada de kits de praia na faixa de areia do Porto da Barra, caso não exista a solicitação prévia dos usuários. 

No verão passado, a Secretaria de Ordem Pública (Semop) chegou a limitar os kits disponíveis pelos ambulantes. A medida gerou retaliação da categoria, que veem no verão sua principal oportunidade de lucro. Em protesto nesta terça-feira, eles se reuniram nos arredores do Forte São Diogo e do Forte de Santa Maria, no Porto da Barra. 

A nova configuração chamou atenção até do cantor Caetano Veloso, que foi flagrado na tarde de terça-feira (28) aproveitando a nova configuração da praia. Em imagens que circulam nas redes sociais, ele aparece sentado em uma canga, acompanhado de três pessoas. Caetano permaneceu no local até o início da noite.  

Porto da Barra; Foto: Aratu On

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.