'Falta o país conhecer’, diz Jerônimo sobre 2 de Julho como data nacional
O presidente Lula enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que torna o 2 de Julho um feriado nacional
Por, Ananda Costa e João Tramm.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), contou, na manhã desta quarta-feira (2), que há grande expectativa para que a data do 2 de Julho, Dia da Independência da Bahia, deixe de ser apenas uma comemoração estadual e passe a ser reconhecida como feriado nacional.
+ 'Eu sou o 2 de Julho’: tema traz importância do baiano na festa
Em entrevista ao Aratu On, durante os festejos da Independência, Jerônimo explicou que o projeto de lei já foi encaminhado ao Congresso Nacional pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (1º), e que agora é preciso aguardar a tramitação.
“Ano passado, ele (Lula) se comprometeu que enviaria para o Congresso um projeto de lei para transformar o 2 de Julho em data nacional, e assim ele fez. Agora vai para a Câmara, depois vai para o Senado e, assim, vai transformar de fato o 2 de Julho numa data nacional. A expectativa é muito grande”, contou.
O governador reforçou ainda que o 2 de Julho deve começar a ser ensinado nas escolas de todo o país como uma das fases cruciais da independência do Brasil, por meio dos livros didáticos e de professores qualificados desde a formação universitária.
“A gente conhece a nossa história, mas falta o país conhecer de fato e entender esse processo de independência nacional. Olha, para mim, a forma que nós temos de criar essa data no coração do brasileiro é pela escola, não tem outra. É no currículo escolar. Inclusive, nós já temos isso no currículo: garantir livros didáticos que abordem o tema, investir na formação inicial nas universidades, para que o professor já possa sair para os concursos entendendo a importância, e, a partir daí, a escola passa a fazer esse papel”, concluiu.
+ Cortejo do 2 de Julho terá monitoramento da SSP e de 23 órgãos integrados
LEIA MAIS: Com presença de Lula, segurança é reforçada na festa do 2 de Julho
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).