'Eu sou o 2 de Julho’: tema traz importância do baiano na festa
Tema da Independência da Bahia busca aproximar a população da celebração do 2 de Julho
Por, Ananda Costa e Dinaldo dos Santos.
Na manhã desta quarta-feira (2), a Bahia está voltada para um único tema: “Eu sou o 2 de Julho”, escolhido para aproximar as pessoas de uma data tão significativa para o estado, a Independência da Bahia.
+ Feriado de 2 de Julho: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
No Largo da Lapinha, logo no início da manhã, o presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, participou da alvorada e explicou que o tema foi pensado como uma forma de mostrar aos baianos que cada um é parte importante da história, trazendo o sentimento de pertencimento para mais perto da população.
“O tema deste ano, a gente tentou um pouco sair do aspecto histórico e trazer mais para perto da população. Então, ‘Eu sou o 2 de Julho’ traz justamente essa questão de pertencimento”, explicou o presidente.
Festa de 2 de Julho
A alvorada, por volta das 6h, deu início às celebrações do 2 de Julho no Largo da Lapinha, em Salvador.
Ao longo do dia, a programação conta com desfiles, homenagens, festas e a tradicional chegada dos carros com os caboclos. Confira a programação completa:
8h – Cerimônias cívicas
Hasteamento das bandeiras por autoridades, com execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil.
9h – Desfile e homenagens
-
Início do Desfile Cívico com participação dos Caboclos de Itaparica, fanfarras municipais, estaduais e da Região Metropolitana de Salvador, filarmônicas estaduais e grupos populares;
-
Concurso de fachadas decoradas no percurso entre o Largo da Lapinha e o Terreiro de Jesus;
-
Homenagem aos Heróis da Independência – breve parada em frente ao Convento da Soledade;
-
Homenagem da Ordem Terceira do Carmo – breve parada em frente à Ordem para pronunciamento de um membro da instituição;
-
Homenagem da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – breve parada em frente à igreja.
11h30 – Recolhimento dos carros emblemáticos dos caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza.
13h – Concentração do Cortejo Cívico
13h30 – Início do Desfile Cívico
Com participação dos Caboclos de Itaparica, Museu Vivo na Cidade, fanfarras municipais e estaduais. Haverá uma breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.
15h – Cerimônia cívica no 2º Distrito Naval.
16h – Cerimônias cívicas no Campo Grande:
-
Chegada dos carros dos caboclos;
-
Hasteamento das bandeiras por autoridades;
-
Execução do Hino Nacional pelas bandas de música da Marinha, Exército e Aeronáutica;
-
Colocação de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho pelas autoridades presentes;
-
Acendimento da pira do Fogo Simbólico pelo mestre de capoeira Tonho Matéria;
-
Execução do Hino ao 2 de Julho: Coral da PM/BA com acompanhamento da Banda de Música Maestro Wanderley, da Polícia Militar da Bahia.
17h30 às 21h30 – Encontro de Filarmônicas com Maestro Fred Dantas.
LEIA MAIS: Lula participa dos festejos do 2 de julho, mas não vai ao Largo da Lapinha
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).