‘Falta de sensibilidade’, diz Tiago Correia após governo barrar aumento aos professores

Tiago Correia criticou governo da Bahia por rejeitar emenda que aumentaria o repasse dos precatórios do Fundef aos professores

Por Lucas Pereira.

O deputado estadual Tiago Correia (PSDB), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), criticou a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) após a rejeição de uma emenda que ampliaria o percentual de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) destinados aos professores.

Tiago Correia criticou governo da Bahia por rejeitar emenda que aumentaria o repasse dos precatórios do Fundef aos professores. Foto: Divulgação/ALBA

Nesta quarta-feira (17), Correia assinou o requerimento que dispensou as formalidades regimentais e viabilizou a votação do abono extraordinário para o magistério. No entanto, a emenda apresentada pela oposição, que buscava elevar de 20% para 30% a fatia dos recursos, como já havia ocorrido em 2023 e 2024, foi barrada pela maioria governista.

“Reconhecemos a importância que os professores têm, não só na vida dos alunos, mas de toda a população da Bahia. Por isso, lamentamos a falta de sensibilidade do governo em acolher esta emenda”, disse o deputado estadual.

+Tiago Correia critica altos preços dos voos entre capital e interior do estado

Na justificativa da proposta, o líder da oposição destacou que o abono extraordinário funciona como uma compensação justa e deveria fortalecer a carreira e o bem-estar dos docentes.

“Gostaríamos que o governo seguisse a mesma lógica dos anos anteriores, entendendo que essa categoria deve ser valorizada. Esses 10% a mais serviriam como estímulo para que esses profissionais dessem ainda mais o seu melhor na educação das futuras gerações. Mesmo diante da insensibilidade do governo, entendemos que o valor atual já ajuda a reconhecer o trabalho desses profissionais”, afirmou Tiago Correia.

Por unanimidade, a ALBA aprovou o pagamento de um abono extraordinário aos profissionais do magistério da rede pública estadual. O abono extra para a categoria foi anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) no último dia 12. Na ocasião, ele também comunicou o pagamento da quarta parcela do precatório dos professores da rede estadual.

Correia afirmou que os 10% adicionais serviriam como estímulo à valorização dos docentes e lamentou a “falta de sensibilidade” do governo. Foto: Agência ALBA

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.