Duda Sanches relembra legado do pai, deputado Alan Sanches, após velório
Deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) foi sepultado no início da tarde deste domingo (18)
Por Júlia Naomi.
"Nossa família encontra-se nesse momento devastada, mas com esperança de que ele está agora ao lado de Jesus Cristo e que seu legado não vai ficar apagado". Com essa declaração, o vereador se Salvador Duda Sanches (União Brasil), reverenciou a trajetória de seu pai, o deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), após uma missa de homenagem na manhã deste domingo (18), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

O deputado faleceu no sábado (17), aos 58 anos, após sofrer uma parada cardíaca dentro de casa. O sepultamento ocorreu no início da tarde deste domingo, no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvador.
Alan Sanches era médico ortopedista e exercia seu quarto mandato como deputado estadual, tendo sido eleito vereador de Salvador entre 2005 e 2010. Emocionado, Duda Sanches, um de seus quatro filhos, destacou seu legado de dedicação ao cuidado com a saúde população.
"É, jamais pensei em estar vivendo isso. Eu e grande parte da cidade de Salvador e do estado da Bahia conhecemos o trabalho do Dr. Alan Sanches. É difícil você não conhecer alguém que já tenha passado por suas mãos médicas, pelo seu carinho, pelo seu cuidado, que não tenha recebido a cura.
E ele cuidava de muita gente, trabalhava incansavelmente numa dupla jornada entre a vida na política e o atendimento médico nas comunidades, para as pessoas mais humildes. Atendimento que ele nunca parou de fazer, há mais de 30 anos ele fazia", declarou.
Duda Sanches também relembrou a determinação do pai para superar adversidades. "Esse é o legado que meu pai deixa: um legado de muito trabalho, de muita perseverança, de um cara que veio do zero, de baixo, que construiu um nome, um nome que vai ser lembrado sempre com muito carinho pelas pessoas e por nós, os filhos, que estamos estamos devastados".
Missa de homenagem a Alan Sanches na Alba
A missa de homenagem foi realizada pela manhã e reuniu autoridades, eleitores e amigos. Estiveram presentes os deputados estaduais Manoel Rocha, Niltinho, Sandro Régis e Rosemberg; a presidente da Alba, Ivana Bastos; o ex prefeito da capital e vice presidente nacional do União Brasil, ACM Neto; o prefeito de Salvador, Bruno Reis; e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. O velório foi restrito a familiares.
Trajetória do deputado Alan Sanches
Alan Eduardo Sanches dos Santos era um médico e político brasileiro. Deputado estadual pela Bahia, foi eleito em 2018 para a 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA). Já foi filiado ao Democratas (DEM).

Nascido em Salvador em 13 de janeiro de 1968. Médico ortopedista e clínico, é formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e é pai de quatro filhos. Filiado ao PMDB, foi eleito vereador de Salvador pela primeira vez em 2004, com 7.427 votos. Em 2008, obteve o maior número de votos da capital baiana, totalizando 15.206, o que o consolidou como uma das principais lideranças da Câmara Municipal à época.
Paralelamente à atuação política, Alan Sanches desenvolveu trabalhos na área da saúde em comunidades populares de Salvador, como Alto de Coutos, Fazenda Coutos, Periperi e São Cristóvão. Neste último, coordenou o Centro Social Alan Sanches, que atende mensalmente cerca de 3.500 pessoas.
Em parceria com outras instituições, o espaço oferece distribuição de medicamentos, encaminhamentos médicos e palestras educativas sobre temas como saúde da família, osteoporose, planejamento familiar e higiene básica.
A educação também integrava as pautas defendidas por Alan Sanches. Ele é autor de um projeto de lei aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Salvador que determinou a inclusão da disciplina de Filosofia como obrigatória na grade curricular do ensino infantil e fundamental das escolas municipais.
Entre fevereiro de 2009 e o fim de 2010, Alan Sanches presidiu a Câmara Municipal de Salvador. Durante o mandato, integrou a Comissão Especial de Saúde e presidiu a Comissão de Educação. Em 2010, foi eleito deputado estadual pela Bahia, renunciando ao cargo de vereador para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado. Com sua saída, o suplente Batista Neves (PMDB) assumiu o mandato na Câmara.
Devido à morte do deputado Alan Sanches, quem assume a vaga do parlamentar na Assembleia Legislativa (Alba) é o ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro. Ribeiro deve ser alçado ao cargo de deputado estadual por ser o primeiro suplente do União Brasil, devido ao resultado das últimas eleições em 2022. Na ocasião, o então candidato recebeu 63.640 votos, cerca de 0,80%.
Luto oficial de três dias
A presidente da Alba, deputada Ivana Bastos (PSB) decretou luto oficial de 3 dias com a partida precoce do parlamentar. Em suas redes sociais, a deputada lembrou ainda da personalidade do colega de Casa: "Ele tinha um jeito único de estar presente: com alegria e humanidade. Amigo generoso, pai amoroso e deputado dedicado. Alan cumpriu sua missão com dignidade, coragem e amor ao próximo, deixando um legado que ultrapassa mandatos e cargos: o legado da amizade, da lealdade e do compromisso com as pessoas".
Outras autoridades como o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o prefeito Bruno Reis (União), e o ex-prefeito ACM Neto (União), usaram as redes sociais para homenagear a figura de Alan Sanches.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).