Alan Sanches: Jerônimo e Bruno Reis lamentam morte de deputado

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), lamentaram a morte do deputado Alan Sanches nas redes sociais

Por Lucas Pereira.

Dia de luto na política baiana com a morte do deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), aos 58 anos, neste sábado (17). O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), lamentaram a morte do político em suas redes sociais.

No começo da tarde de hoje, Jerônimo escreveu em seu perfil no X que recebeu “com tristeza a notícia do falecimento prematuro do deputado estadual Alan Sanches”. O petista lembrou que “mesmo estando em campos políticos opostos”, sempre teve uma relação respeitosa do político do UB.

 

 

Aliado de Alan, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) também deixou sua mensagem sobre o amigo. Ele afirmou que “a Bahia perde hoje um homem dedicado, um médico de reputação inigualável e sua família perde um homem extraordinário”. Bruno ainda escreveu: “peço a Deus que conforte o coração de seus familiares, amigos e de todos aqueles que foram tocados por sua atuação pública e pelo seu exemplo de integridade”.

 

 

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), lamentaram a morte do deputado Alan Sanches nas redes sociais. Foto: Bnews e Redes Sociais

Políticos e autoridades lamentam morte de Alan Sanches

Diversas autoridades e políticos lamentaram a morte do deputado estadual Alan Sanches, ex-presidente da Câmara Municipal de Salvador, neste sábado (17). Nomes como a presidente da Alba, Ivana Bastos (PSD); o partido União Brasil, a qual era filiado; e personalidades de direita e esquerda prestaram homenagens nas redes sociais.

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Ivana Bastos, lamentou o falecimento de Alan Sanches, alegando ser "uma grande perda para a política baiana e brasileira". Ivana lembrou ainda da personalidade do colega de Casa: "Ele tinha um jeito único de estar presente: com alegria e humanidade. Amigo generoso, pai amoroso e deputado dedicado. Alan cumpriu sua missão com dignidade, coragem e amor ao próximo, deixando um legado que ultrapassa mandatos e cargos: o legado da amizade, da lealdade e do compromisso com as pessoas".

O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia ACM Neto também deixou sua mensagem sobre a morte do deputado Alan Sanches, afirmando sentir "uma dor muito grande no coração". Neto relembrou a amizade de longa data com o político e afirmou que "Quando a gente perde um amigo, perde junto um pedaço da própria história". Por fim, ACM desejou forças à família Sanches.

Atual líder da oposição na Alba, o deputado Tiago Correia (PSDB) lamentou a morte de Alan, afirmando que o estado perdeu " uma das figuras mais respeitadas da política baiana, cuja trajetória foi marcada pelo compromisso com o serviço público, pelo espírito conciliador e pela firmeza de princípios". Tiago ainda afirmou: 

“Perco um amigo, um parceiro de caminhada e um homem de convicções firmes, mas sempre aberto ao diálogo. Alan não foi apenas um líder político, foi um defensor incansável da justiça social, da dignidade humana e das oportunidades para quem mais precisa. Sua presença fazia diferença por onde passava. A dor é grande, mas o legado que ele deixa é ainda maior".

Quem era Alan Sanches

Alan Sanches. Foto: Divulgação/Alba

O deputado estadual e ex-presidente da Câmara de Salvador, Alan Sanches (União Brasil), de 58 anos, morreu após sofrer um infarto em casa na manhã deste sábado (17). A informação foi confirmada por uma fonte do Aratu On.

Alan Eduardo Sanches dos Santos era um médico e político brasileiro. Deputado estadual pela Bahia, foi eleito em 2018 para a 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA). Já foi filiado ao Democratas (DEM).

Trajetória política de Alan Sanches

Alan Sanches (União Brasil) nasceu em Salvador em 13 de janeiro de 1968. Médico ortopedista e clínico, é formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e é pai de quatro filhos. Filiado ao PMDB, iniciou a carreira política no Legislativo municipal no início dos anos 2000.

Foi eleito vereador de Salvador pela primeira vez em 2004, com 7.427 votos. Em 2008, obteve o maior número de votos da capital baiana, totalizando 15.206, o que o consolidou como uma das principais lideranças da Câmara Municipal à época.

Paralelamente à atuação política, Alan Sanches desenvolve trabalho na área da saúde em comunidades populares de Salvador, como Alto de Coutos, Fazenda Coutos, Periperi e São Cristóvão. No bairro de São Cristóvão, coordena o Centro Social Alan Sanches, que atende mensalmente cerca de 3.500 pessoas. Em parceria com outras instituições, o espaço oferece distribuição de medicamentos, encaminhamentos médicos e palestras educativas sobre temas como saúde da família, osteoporose, planejamento familiar e higiene básica.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.