Veja quem assume vaga na Alba após morte do deputado Alan Sanches

Após a morte do deputado Alan Sanches (União Brasil) neste sábado, quem assume a vaga deixada pelo parlamentar na Assembleia Legislativa (Alba) é Luciano Ribeiro

Por Lucas Pereira.

Devido à morte do deputado Alan Sanches (União Brasil) neste sábado (17), após ser vítima de um infarto fulminante, quem assume a vaga do parlamentar na Assembleia Legislativa (Alba) é o ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro.

Após a morte do deputado Alan Sanches (União Brasil) neste sábado, quem assume a vaga deixada pelo parlamentar na Assembleia Legislativa (Alba) é Luciano Ribeiro. Foto: Divulgação/Alba

Ribeiro deve ser alçado ao cargo de deputado estadual por ser o primeiro suplente do União Brasil, devido ao resultado das últimas eleições em 2022. Na ocasião, o então candidato recebeu 63.640 votos, cerca de 0,80%.

Alan Sanches tinha 58 anos e era deputado estadual pela Bahia, desde 2011. Antes, foi eleito vereador de Salvador pela primeira vez em 2004, com 7.427 votos. Em 2008, obteve o maior número de votos da capital baiana, totalizando 15.206, o que o consolidou como uma das principais lideranças da Câmara Municipal à época. Entre fevereiro de 2009 e o fim de 2010, Alan Sanches presidiu a Câmara Municipal de Salvador. Durante o mandato, integrou a Comissão Especial de Saúde e presidiu a Comissão de Educação.

Quem é Luciano Ribeiro

José Luciano Santos Ribeiro tem 65 anos e é advogado. Eleito deputado estadual nas eleições de 2014, o político é o primeiro suplente do União Brasil na ALBA devido ao resultado das eleições de 2022.

Entre os anos de 2005 e 2012 foi prefeito de Caculé, cidade que fica na região sudoeste da Bahia. Tentou o posto novamente em 2024, mas foi derrotado pelo candidato Pedrão (PSB), que buscava sua reeleição. Em janeiro de 2023, durante uma reforma administrativa realizada pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil), Luciano assumiu a Secretaria de Ordem Pública da capital (Semop). Contudo, após cinco meses, pediu pra deixar a pasta.

Em suas redes sociais, Luciano lamentou a morte de Alan Sanches escrevendo:

“Ele era desses amigos que a gente confia, respeita e admira. Um médico que cuidava das pessoas com verdade, e um homem público que nunca esqueceu de ser humano. Mesmo com mandato, ele nunca deixou de atender como profissional de saúde, principalmente aos mais vulneráveis e debilitados.

Alan deixa saudade, deixa exemplo e deixa uma história bonita demais pra ser esquecida.”

Luciano Ribeiro assume vaga na Alba após morte do deputado Alan Sanches. Foto: Valter Pontes/Secom PMS

Políticos e autoridades lamentam morte de Alan Sanches

Diversas autoridades e políticos lamentaram a morte do deputado estadual Alan Sanches, ex-presidente da Câmara Municipal de Salvador, neste sábado (17). Nomes como a presidente da Alba, Ivana Bastos (PSD); o partido União Brasil, a qual era filiado; e personalidades de direita e esquerda prestaram homenagens nas redes sociais.

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Ivana Bastos, lamentou o falecimento de Alan Sanches, alegando ser "uma grande perda para a política baiana e brasileira". Ivana lembrou ainda da personalidade do colega de Casa: "Ele tinha um jeito único de estar presente: com alegria e humanidade. Amigo generoso, pai amoroso e deputado dedicado. Alan cumpriu sua missão com dignidade, coragem e amor ao próximo, deixando um legado que ultrapassa mandatos e cargos: o legado da amizade, da lealdade e do compromisso com as pessoas".

O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia ACM Neto também deixou sua mensagem sobre a morte do deputado Alan Sanches, afirmando sentir "uma dor muito grande no coração". Neto relembrou a amizade de longa data com o político e afirmou que "Quando a gente perde um amigo, perde junto um pedaço da própria história". Por fim, ACM desejou forças à família Sanches.

Atual líder da oposição na Alba, o deputado Tiago Correia (PSDB) lamentou a morte de Alan, afirmando que o estado perdeu " uma das figuras mais respeitadas da política baiana, cuja trajetória foi marcada pelo compromisso com o serviço público, pelo espírito conciliador e pela firmeza de princípios". Tiago ainda afirmou: 

“Perco um amigo, um parceiro de caminhada e um homem de convicções firmes, mas sempre aberto ao diálogo. Alan não foi apenas um líder político, foi um defensor incansável da justiça social, da dignidade humana e das oportunidades para quem mais precisa. Sua presença fazia diferença por onde passava. A dor é grande, mas o legado que ele deixa é ainda maior".

Quem era Alan Sanches

Alan Eduardo Sanches dos Santos era um médico e político brasileiro. Deputado estadual pela Bahia, foi eleito em 2018 para a 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA). Já foi filiado ao Democratas (DEM).

Nascido em Salvador em 13 de janeiro de 1968. Médico ortopedista e clínico, é formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e é pai de quatro filhos. Filiado ao PMDB, iniciou a carreira política no Legislativo municipal no início dos anos 2000.

Trajetória política de Alan Sanches

Foi eleito vereador de Salvador pela primeira vez em 2004, com 7.427 votos. Em 2008, obteve o maior número de votos da capital baiana, totalizando 15.206, o que o consolidou como uma das principais lideranças da Câmara Municipal à época.

Paralelamente à atuação política, Alan Sanches desenvolve trabalho na área da saúde em comunidades populares de Salvador, como Alto de Coutos, Fazenda Coutos, Periperi e São Cristóvão. No bairro de São Cristóvão, coordena o Centro Social Alan Sanches, que atende mensalmente cerca de 3.500 pessoas. Em parceria com outras instituições, o espaço oferece distribuição de medicamentos, encaminhamentos médicos e palestras educativas sobre temas como saúde da família, osteoporose, planejamento familiar e higiene básica.

A educação também integra as pautas defendidas por Alan Sanches. Ele é autor de um projeto de lei aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Salvador que determinou a inclusão da disciplina de Filosofia como obrigatória na grade curricular do ensino infantil e fundamental das escolas municipais. O parlamentar defende a educação e o trabalho como instrumentos centrais no enfrentamento da violência, especialmente por meio de políticas públicas voltadas à juventude.

Entre fevereiro de 2009 e o fim de 2010, Alan Sanches presidiu a Câmara Municipal de Salvador. Durante o mandato, integrou a Comissão Especial de Saúde e presidiu a Comissão de Educação. Em 2010, foi eleito deputado estadual pela Bahia, renunciando ao cargo de vereador para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado. Com sua saída, o suplente Batista Neves (PMDB) assumiu o mandato na Câmara.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.