De médico a deputado estadual: quem era Alan Sanches, que morreu após infarto

O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), de 58 anos, morreu na manhã deste sábado (17)

Por Bruna Castelo Branco.

O deputado estadual e ex-presidente da Câmara de Salvador, Alan Sanches (União Brasil), de 58 anos, morreu na manhã deste sábado (17), após sofrer um infarto em casa, em Salvador. A informação foi confirmada por uma fonte do Aratu On. Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre velório e sepultamento.

Deputado estadual pela Bahia, foi eleito em 2018 para a 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA). Já foi filiado ao Democratas (DEM).

O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), de 58 anos, morreu na manhã deste sábado (17). | Foto: Divulgação

Trajetória política de Alan Sanches

Alan Sanches (União Brasil) nasceu em Salvador em 13 de janeiro de 1968. Médico ortopedista e clínico, é formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e é pai de quatro filhos. Filiado ao PMDB, iniciou a carreira política no Legislativo municipal no início dos anos 2000.

Foi eleito vereador de Salvador pela primeira vez em 2004, com 7.427 votos. Em 2008, obteve o maior número de votos da capital baiana, totalizando 15.206, o que o consolidou como uma das principais lideranças da Câmara Municipal à época.

Paralelamente à atuação política, Alan Sanches desenvolve trabalho na área da saúde em comunidades populares de Salvador, como Alto de Coutos, Fazenda Coutos, Periperi e São Cristóvão. No bairro de São Cristóvão, coordena o Centro Social Alan Sanches, que atende mensalmente cerca de 3.500 pessoas. Em parceria com outras instituições, o espaço oferece distribuição de medicamentos, encaminhamentos médicos e palestras educativas sobre temas como saúde da família, osteoporose, planejamento familiar e higiene básica.

Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre velório e sepultamento. | Foto: Divulgação

A educação também integra as pautas defendidas por Alan Sanches. Ele é autor de um projeto de lei aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Salvador que determinou a inclusão da disciplina de Filosofia como obrigatória na grade curricular do ensino infantil e fundamental das escolas municipais. O parlamentar defende a educação e o trabalho como instrumentos centrais no enfrentamento da violência, especialmente por meio de políticas públicas voltadas à juventude.

Entre fevereiro de 2009 e o fim de 2010, Alan Sanches presidiu a Câmara Municipal de Salvador. Durante o mandato, integrou a Comissão Especial de Saúde e presidiu a Comissão de Educação. Em 2010, foi eleito deputado estadual pela Bahia, renunciando ao cargo de vereador para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado. Com sua saída, o suplente Batista Neves (PMDB) assumiu o mandato na Câmara.

Paralelamente à atuação política, Alan Sanches desenvolve trabalho na área da saúde. | Foto: Divulgação

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.