Quaest: Desaprovação de Lula chega a 49% e supera aprovação pela primeira vez

A pesquisa, realizada entre quinta-feira e domingo, entrevistou 4,5 mil pessoas e tem margem de erro de 1 ponto percentual

Por Da Redação.

A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 49% em janeiro, superando pela primeira vez a aprovação, que ficou em 47%, conforme pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (27).

A pesquisa, realizada entre quinta-feira (23) e domingo (26), entrevistou 4,5 mil pessoas e tem margem de erro de 1 ponto percentual, com nível de confiança de 95%. Outros 4% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Imagem: QuaestEm comparação com dezembro, a desaprovação aumentou de 47% para 49%, enquanto a aprovação caiu de 52% para 47%. A avaliação negativa do governo também superou a positiva pela primeira vez em dois anos.

Segundo os dados, 37% dos brasileiros avaliam negativamente o governo Lula, um aumento de 6 pontos percentuais em relação aos 31% registrados no mês anterior. Já a avaliação positiva caiu de 33% para 31%, e 28% dos entrevistados consideraram o governo regular, contra 34% em dezembro.

Além disso, a pesquisa mostrou que 50% dos entrevistados acreditam que o Brasil está indo na direção errada, enquanto 39% consideram que o país segue na direção certa. Em dezembro, esses índices eram de 46% e 43%, respectivamente. Outros 11% não souberam ou não responderam.

Imagem: QuaestA pesquisa também analisou o impacto das notícias falsas sobre a tributação do Pix. De acordo com os resultados, a regulação do Pix foi a notícia negativa mais lembrada pela população, com 11% das menções. Felipe Nunes, diretor da Quaest, afirmou: "É um percentual muito alto que reforça que a crise impactou na aprovação do presidente".

Após o surgimento de polêmicas e fake news, o presidente Lula decidiu revogar a ampliação das normas de fiscalização da Receita Federal sobre o Pix. As novas regras previam o controle de transações financeiras de maior valor, obrigando as instituições a reportarem operações superiores a R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para empresas.

Novo ministro da Comunicação, Sidônio quer vencer 'mentiras' da extrema-direita: 'Movimento macabro'

A pesquisa revelou ainda que 66% dos brasileiros acreditam que o governo federal errou mais do que acertou na gestão da polêmica sobre o Pix. Já 19% afirmaram que o governo acertou mais do que errou, 5% consideraram que os erros e acertos foram iguais, e 10% não souberam ou não responderam.

Imagem: Quaest

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.