Geral

Lula exalta a democracia em ato que lembra o 8 de janeiro: 'Ainda estamos aqui'

Cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (8), no Salão Nobre do Palácio do Planalto, que contou com a presença do presidente Lula e diversas autoridades

Fonte: Anna Caroline Santiago

Lula exalta a democracia em ato que lembra o 8 de janeiro: 'Ainda estamos aqui'Lula promove ato em defesa da democracia no Planalto dois anos após tentativa de golpe. Foto: Ricardo Stuckert

Nesta quarta-feira (8), completa-se dois anos da tentativa de golpe de Estado realizada após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2023. Em memória aos  ataques de 8 de janeiro e para reafirmar a defesa da democracia, Lula participou de uma cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto, que contou com a presença de diversas autoridades.


Em seu discurso, o presidente destacou a importância da democracia e fez uma referência ao título do filme 'Ainda Estou Aqui', de Walter Salles, para ilustrar a postura do governo diante dos desafios.


"Hoje é dia de dizermos em alto e bom som: ainda estamos aqui. Estamos aqui para dizer que estamos vivos e que a democracia está viva, ao contrário do que planejavam os golpistas de 8 de janeiro de 2023. Estamos aqui, mulheres e homens de diferentes origens, crenças, partidos e ideologias, unidos por uma causa em comum. Estamos aqui para dizer em alto e bom som: Ditadura nunca mais, democracia sempre!" afirmou Lula.


O presidente também destacou o papel da cultura e da arte, frequentemente atingidos por regimes autoritários. Durante os ataques de 8 de janeiro, obras de arte na Praça dos Três Poderes foram vandalizadas e, após restauração, serão reintegradas ao acervo do governo.



"Se hoje estamos aqui, é porque a democracia venceu. Estamos aqui para garantir que ninguém seja morto por causa da causa que defende, estamos aqui em nome de todas as Marias, Clarices e Eunices. Democracia para poucos não é democracia plena. Por isso, a democracia é sempre uma obra em construção."



Lula reafirmou o compromisso com a punição dos responsáveis pelos atos de 8 de janeiro, incluindo os suspeitos de planejar a morte dele, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.


Lula e autoridades se reúnem pela Democracia em cerimônia no Palácio do Planalto. Foto: Lucas Marques | Agência Brasil


"Sempre seremos implacáveis contra quaisquer tentativas de golpe. Os responsáveis pelo 8 de janeiro estão sendo investigados e punidos. Ninguém foi ou será preso injustamente. Todos pagarão pelos crimes que cometeram, inclusive os que planejaram o assassinato do presidente, do vice-presidente da República e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Terão amplo direito de defesa e direito à presunção de inocência." afirmou durante a cerimônia no Planalto.


+ Marqueteiro de Lula, Sidônio Palmeira assumirá Secom


Em tom descontraído, Lula brincou sobre seu papel como "amante da democracia", ressaltando que, muitas vezes, eles são mais apaixonados pela amante do que pelas próprias esposas. "Não sou nem marido, sou um amante da democracia. Porque a maioria das vezes os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres. Eu sou um amante da democracia," concluiu o presidente.


Leia Mais: MP-BA aciona Claudia Leitte, que tem 15 dias para se manifestar após mudança em letra de música


Siga a gente no InstaFacebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.