Deputado federal baiano Cláudio Cajado assume presidência nacional do PP
Apesar da sustentação ao presidente Jair Bolsonaro (PL), em território baiano o PP de Cajado é um dos principais apoiadores do governador Rui Costa (PT).
O deputado federal baiano Cláudio Cajado foi anunciado na última terça-feira (15/2) como presidente nacional do Partido Progressista (PP), em substituição a André Fufuca (MA), que foi deslocado para a vaga de líder da sigla na Câmara dos Deputados.
A informação foi publicada em nota nas redes sociais do partido. Cajado assume interinamente o cargo enquanto o dono do posto, Ciro Nogueira, está licenciado, uma vez que é ministro-chefe da Casa Civil do presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Cajado seguirá liderando o fortalecimento do partido em nível nacional e o apoio aos diretórios estaduais que, juntos, têm como missão trabalhar por um Brasil cada vez melhor”, diz trecho da nota divulgada pelo PP.
Pelo Instagram, o parlamentar baiano comentou a escolha. “É com muita honra que assumi a presidência do PP nacional, pretendo continuar o bom trabalho do senador Ciro Nogueira e colocar meus esforços para aumentar a bancada pepista no Congresso. O desafio foi aceito, agora mãos à obra!”, escreveu.
O PP ocupa os maiores espaços de poder dentro da política nacional. O partido é um dos pilares do centrão, junto com o PL e, atualmente, compõe a base de sustentação de Bolsonaro. Tem a quarta maior representação na Câmara, com 42 deputados, atrás apenas do União Brasil (81), PT (53) e PL (43).
No panorama atual político, após a aproximação com Bolsonaro, o PP possui, além do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), e de Ciro Nogueira na Casa Civil, a liderança do governo na Câmara, com o deputado federal Ricardo Barros (PR). O próprio Cajado é um dos vice-líderes do governo na Casa.
No ano passado, o presidente da República flertou com a legenda para uma filiação. Ele vinha de um hiato de dois anos sem filiação partidária, após a ruptura com o PSL. Apesar das conversas com Ciro Nogueira, ele acabou indo para o PL de Valdemar Costa Neto.
Apesar deste cenário, em território baiano o PP de Cajado é um dos principais apoiadores do governo Rui Costa (PT). O partido, a nível estadual, é comandado pelo vice-governador João Leão, que, com a possível candidatura de Rui ao Senado, deve assumir o Palácio de Ondina a partir de março.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.