Deputado desponta como favorito à vice-presidência da AL-BA e já é chamado de 'presidente' em aniversário
Caso Adolfo enfrente questionamentos judiciais em 2025, especialmente no Supremo Tribunal Federal (STF), e tenha seu mandato derrubado, o primeiro vice-presidente assumiria interinamente por até 30 dias, período em que seria convocada uma nova eleição
O deputado estadual Angelo Coronel Filho (PSD) surge como um dos principais nomes para ocupar o cargo de primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A disputa ganhou relevância com a reeleição de Adolfo Menezes (PSD) praticamente garantida para um terceiro mandato consecutivo como presidente da Casa. Caso Adolfo enfrente questionamentos judiciais em 2025, especialmente no Supremo Tribunal Federal (STF), e tenha seu mandato derrubado, o primeiro vice-presidente assumiria interinamente por até 30 dias, período em que seria convocada uma nova eleição.
Nesse cenário, o ocupante do cargo pode exercer um papel estratégico, controlando a máquina legislativa durante esse intervalo e consolidando apoios para fortalecer sua posição. Coronel Filho, que conta com a força política de seu pai, o senador Angelo Coronel (PSD), já demonstrou articulação. Na noite da última segunda-feira (18/11), o parlamentar reuniu mais de 23 deputados estaduais — entre governistas e oposicionistas — em sua residência, em um encontro marcado por conversas políticas e demonstrações de apoio.
Durante a celebração, o deputado foi chamado diversas vezes de “presidente” pelos presentes, sinalizando a confiança que seus colegas já depositam em sua candidatura ao cargo. A ausência de Adolfo Menezes, em viagem, não diminuiu o impacto do evento, que reforçou a posição de Coronel Filho como favorito na disputa interna da Casa.
Nos bastidores, o senador Angelo Coronel tem trabalhado para garantir espaços estratégicos para o PSD no cenário político baiano. A conquista da vice-presidência da AL-BA é vista como fundamental para aumentar a força do partido e ampliar sua influência no estado.
LEIA MAIS: Coreógrafa baiana denuncia racismo após ser expulsa de hotel em São Paulo
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).