Deputado baiano quer proibir tatuagens com fins estéticos em animais; entenda
O texto do PL apresenta penalidades para os infratores, a exemplo de multa no valor de R$ 5 mil e em caso de reincidência, no período de cinco anos, o valor da multa será dobrado
O deputado estadual Capitão Alden protocolou, junto à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), um Projeto de Lei (PL) que tem o objetivo de proibir a realização de tatuagens em animais com fins estéticos na Bahia.
O texto do PL apresenta penalidades para os infratores, a exemplo de multa no valor de R$ 5 mil e em caso de reincidência, no período de cinco anos, o valor da multa será dobrado.
Segundo o médico veterinário Marcos Borges Ribeiro, as tatuagens podem prejudicar a saúde dos animais. O especialista destaca que além dos problemas envolvendo a qualidade e segurança na composição da tinta, o animal pode iniciar um quadro de dermatite de contato, uma reação alérgica ao contato com a tinta.
“Também pode apresentar coceira, inflamação e descamação local, formação de quelóides que são cicatrizes irregulares e com aumento do volume. A técnica de tatuagem produz perfurações na epiderme e atingem a derme só esse processo já produz desconforto e dor”, ressalta Ribeiro.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.