CPI da Covid-19 aprova convocação de Osmar Terra e de auditor do Tribunal de Contas da União

Senadores votaram requerimentos em bloco nesta quarta; pedidos de quebra de sigilo serão apreciados na quinta-feira (10)

Por Da Redação.

CPI da Covid-19 aprova convocação de Osmar Terra e de auditor do Tribunal de Contas da UniãoMarcelo Camargo / Agência Brasil

Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia aprovaram nesta quarta-feira (9/6) a convocação do  ex-ministro da Cidadania e deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) e do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Alexandre Figueiredo Costa, suspeito de adulterar estudo usado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para falar em superdimensionamento das mortes. A data do depoimento, porém, ainda não foi definida.

Os requerimentos de convocação de Osmar Terra foram lidos pelo relator do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), e aprovados pelos senadores do chamado G-7, grupo que compõe maioria na CPI, formado por parlamentares da oposição e os considerados independentes. Os senadores querem saber do ex-ministro como funcionava o chamado "gabinete paralelo" da saúde que aconselhava o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com relação à pandemia do coronavírus..

O requerimento para convocar o auditor do TCU foi apresentado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). "Para que seja possível esclarecer os detalhes de sua participação na elaboração de 'estudo paralelo' apontando que metade das mortes no País pelo coronavírus não teriam ocorrido, tratando-se de expediente de Governadores para obterem mais recursos do Executivo Federal, faz-se necessária a convocação do Sr. Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, auditor do Tribunal de Contas da União", disse o senador.

O documento que teria sido elaborado por Alexandre foi citado pelo presidente Jair Bolsonaro como forma de comprovar sua tese de que cerca de metade das mortes registradas como Covid-19 não seriam causadas pela doença.

A CPI da Covid interroga nesta quarta-feira (9/6), o ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde Élcio Franco, braço-direto de Pazuello durante sua gestão no Ministério da Saúde

LEIA MAIS: Namorada do ator Rafael Miguel conta que ainda é atacada nas redes socais pelo triplo homicídio ocorrido há dois anos

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.