Congelamento de vistos para os EUA: entenda regras e exceções
Brasil está entre 75 países afetados pelo congelamento de vistos de imigração para os Estados Unidos (EUA)
Por Júlia Naomi.
Os Estados Unidos anunciaram o congelamento da emissão de vistos de imigrante para cidadãos de 75 países, inclusive o Brasil, a partir do dia 21 de janeiro. O Departamento de Estado dos EUA emitiu o comunicado na noite de quarta-feira (14), detalhando o funcionamento da suspensão. A restrição ocorre em um contexto de endurecimento de políticas imigratórias do país.

De acordo com o comunicado, a medida visa reavaliar critérios atuais de concessão de visto, garantir que os imigrantes vindos de países descritos como "de risco" sejam financeiramente autossuficientes e evitar que utilizem programas de assistência social do país.
“O Departamento de Estado está realizando uma revisão completa de todas as políticas, regulamentos e diretrizes para garantir que imigrantes desses países de alto risco não utilizem programas de assistência social nos Estados Unidos nem se tornem um ônus para o Estado”, diz o comunicado.
A decisão gerou preocupação entre pessoas que têm pretensão de viajar ao país em um período próximo. Nesse sentido, vale ressaltar que vistos de turismo, negócios ou estudos continuarão a ser emitidos, pois são classificados como temporários.

Regras e exceções do congelamento de vistos para os EUA
Vistos que já foram emitidos serão cancelados?
Segundo o Departamento de Estado dos EUA, nenhum visto concedido anteriormente será revogado pela decisão. Questões sobre entrada nos Estados Unidos ficam a cargo do Departamento de Segurança Interna (DHS).Já as decisões sobre a entrada nos Estados Unidos são de responsabilidade do Departamento de Segurança Interna (DHS).
Governo dos EUA seguirá com entrevistas para emissão de vistos?
Cidadãos dos países afetados pela medida seguem autorizados a participar de entrevistas marcadas, bem como solicitar novos vistos. O governo dos EUA continuará agendando novas entrevistas. Contudo, nenhum visto será emitido enquanto durar o congelamento.
Exceções
Quem possui dupla cidadania não serão afetadas pela medida caso solicitem o visto com o passaporte de um país que não esteja incluído na lista.
Saiba quais são os países afetados pela medida
- Afeganistão
- Albânia
- Argélia
- Antigua e Barbuda
- Armênia
- Azerbaijão
- Bahamas
- Bangladesh
- Barbados
- Belarus
- Belize
- Butão
- Bósnia e Herzegovina
- Brasil
- Myanmar
- Camboja
- Camarões
- Cabo Verde
- Colômbia
- Costa do Marfim
- Cuba
- República Democrática do Congo
- Dominica
- Egito
- Eritreia
- Etiópia
- Fiji
- Gâmbia
- Geórgia
- Gana
- Granada
- Guatemala
- Guiné
- Haiti
- Irã
- Iraque
- Jamaica
- Jordânia
- Cazaquistão
- Kosovo
- Kuwait
- Quirguistão
- Laos
- Líbano
- Libéria
- Líbia
- Moldávia
- Mongólia
- Montenegro
- Marrocos
- Nepal
- Nicarágua
- Nigéria
- Macedônia do Norte
- Paquistão
- República do Congo
- Rússia
- Ruanda
- São Cristóvão e Névis
- Santa Lúcia
- São Vicente e Granadinas
- Senegal
- Serra Leoa
- Somália
- Sudão do Sul
- Sudão
- Síria
- Tanzânia
- Tailândia
- Togo
- Tunísia
- Uganda
- Uruguai
- Uzbequistão
- Iêmen
EUA passam a negar vistos a obesos e a pais de pessoas com deficiência
Em novembro de 2025, o Departamento de Estado dos Estados Unidos emitiu uma diretriz que amplia os critérios de saúde usados para negar vistos de imigrantes, incluindo casos de obesidade grave e até pais de pessoas com deficiência.
Segundo integrantes do governo Donald Trump, a orientação vale apenas para solicitantes de residência permanente e tem o objetivo de barrar a entrada de pessoas que possam representar um “fardo” financeiro para os contribuintes.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).