CMS retorna, mas Bruno Reis diz que só enviará PDDU após todo rito
Em dia do retorno da Câmara de Salvador (CMS) do recesso, prefeito Bruno Reis diz que apenas enviará PDDU após todo rito
Por João Tramm.
No dia em que a Câmara de Salvador (CMS) retornou aos trabalhos, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirmou que todos os ritos precisam ser cumpridos antes de enviado o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) para a Casa Legislativa. A fala foi feita durante evento de inauguração de um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e de um ponto de atendimento do Cadastro Único.
“A gente já contratou a consultoria, agora tem todo um rito a ser cumprido. Prazos legais que estabelecem, que antecedem a atualização do PDDU, como as audiências públicas, o debate com os segmentos da sociedade, uma série de ações no cronograma que está sendo estabelecido. O PDDU só vai para a Câmara depois que vence todas essas etapas”, declarou Bruno Reis nesta manhã de segunda-feira (4).
O assunto repercutiu na primeira sessão da Câmara e a oposição criticou a demora. Dentre elas, a vereadora Marta Rodrigues (PT) levantou a placa: "Salvador precisa de um Plano Diretor com Participação de Verdade".
"A gente estava na expectativa da presença de algum secretário, ou até do Prefeito, e que fosse feito a entrega do PDDU. Mas, o presidente da Casa disse que teve uma reunião e que foi decidido que não seria enviado hoje. Dizer que o Plano de 2016 está funcionando bem é negar que a cidade passa por problemas muito graves. O Executivo não apresentou o contrato com a consultoria da FGV, não sabemos então como está sendo feito o PDDU. Salvador precisa de um PDDU com participação de verdade", criticou a vereadora.
Rito de escolha da FGV no PDDU
Apesar das críticas e pressões feitas por membros da oposição, o prefeito reforçou que a escolha da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para conduzir a revisão do plano segue os trâmites legais. Ele ainda destacou a competência técnica da entidade contratada.
+ Com dispensa de licitação, Prefeitura contrata FGV para ajudar no PDDU
“O mais importante é ter contratado uma instituição renomada de credibilidade que tem experiência na elaboração de planos diretores. Temos que lembrar que é a atualização e revisão. Nós temos um plano aí que está em pleno funcionamento que está cumprindo muito bem o seu papel, mas como tudo na vida, pode melhorar, pode atualizar, pode ainda ser melhor. Então nós vamos ver quais serão os avanços necessários, e o que tem o mais moderno no Brasil para ajudar a divulgar ainda mais a nossa cidade. E assim que todas as etapas, esse rito tiver vencido, o novo PDDU irá para a Câmara para ser debatido e discutido”, concluiu o prefeito.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).