Ciro indica apoio a ACM Neto e diz que, mesmo com críticas, cumprimentará Lula no 2 de Julho; "somos do campo democrático"
Até o momento, a sigla de Ciro vem pleiteando a vaga de vice de Neto. Isto, contudo, deve ficar sob a batuta do Republicanos.
Pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT) garantiu que, mesmo com críticas e diferenças "insuperáveis", cumprimentará o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste sábado (2/7), durante o desfile do 2 de Julho, caso ambos se encontrem frente a frente.
Em entrevista coletiva concedida em Salvador, ele ainda indicou apoio à pré-candidatura de ACM Neto (UB) a governador. Na conversa com os repórteres, Ciro afirmou que, mesmo com as ressalvas ao petista, considera ele um político democrático.
"Tirando o Bolsonaro, que é uma figura fora da democracia, todos nós temos diferenças profundas e insuperáveis. No meu caso com o Lula, definitivamente insuperáveis. Mas, sendo do campo da democracia, como ele é, e a senadora Simone [Tebet] é, certamente vamos nos cumprimentar", afirmou o pedetista nesta sexta-feira (1/7), relembrando que, além dele, Lula e Bolsonaro, a pré-candidata a presidente Tebet também estará na capital baiana.
Apesar do aceno, ele, contudo, voltou a criticar o ex-presidente da República ao atacar a aliança do PT na Bahia com o MDB do ex-ministro Geddel Vieira Lima - a junção culminou com a indicação de Geraldo Jr. (MDB) a vice de Jerônimo Rodrigues, nome do PT para sucessão de Rui Costa (PT) -.
"Vocês estão na terra do Geddel Vieira Lima. Ele foi fotografado num apartamento com R$ 51 milhões em dinheiro vivo. E com quem o Lula e o PT estão abraçados, hoje, na Bahia? Aí vão querer que eu cale a boca com isso? Não. Estão destruindo a democracia brasileira e meu dever é salvar o Brasil", atacou.
ALIANÇA COM NETO
Antes da coletiva, Ciro foi ao Palácio Thomé de Souza, onde conversou com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB). Segundo o presidenciável, o encontro foi uma "visita de cortesia". Ele não detalhou os detalhes sobre a conversa, mas indicou apoio à pré-candidatura de Neto.
Ciro ressaltou que cabe à executiva estadual do PDT definir o apoio ao ex-prefeito soteropolitano, mas indicou que isto deve ser formalizado em breve.
"Eu fico absolutamente feliz com essa iniciativa do meu partido aqui. Se vai se consumar ou não, é melhor perguntar para os partidos daqui, porque não costumo chegar de cima para baixo impondo nada. Mas considero que, para a Bahia, neste momento, o melhor é ACM Neto", declarou.
Na mesa de entrevista, o presidente do PDT na Bahia, Félix Mendonça Jr., afirmou que o apoio está "encaminhado".
Até o momento, a sigla de Ciro vem pleiteando a vaga de vice de Neto. Isto, contudo, deve ficar sob a batuta do Republicanos. Mesmo sem o espaço pretendido, a legenda deve apoiar o ex-chefe do Executivo de Salvador.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!