CCJ da Câmara aprova criação do bairro Boa Vista do Lobato

Projeto segue para votação em plenário e pode redefinir limites territoriais na região do Subúrbio Ferroviário

Por João Tramm.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Salvador aprovou o projeto de lei que cria oficialmente o bairro Boa Vista do Lobato, no Subúrbio Ferroviário da capital baiana. A proposta, que agora segue para apreciação no plenário, tem como objetivo regularizar a delimitação territorial da área e dar mais autonomia à comunidade em políticas públicas de infraestrutura, saúde e educação.

A proposta é de autoria da vereadora Isabela Souza (Cidadania) , que nasceu na região, e teve como relator o vereador Rodrigo Amaral (PSDB).

Reprodução Facebook/ Belezas do Subúrbio (@lc_dinho)

Segundo Isabela, a formalização do bairro atende a uma demanda histórica dos moradores, que reclamam da falta de reconhecimento administrativo. Ainda na proposta, a vereadora explica que o bairro do Lobato compreende aos núcleos do Alto do Cabrito e Boa Vista do Lobato, além do núcleo do Lobato propriamente dito.

A expectativa é que, com a criação oficial, Boa Vista do Lobato passe a ter mais visibilidade nos planejamentos da prefeitura, além de facilitar a prestação de serviços públicos. A CCJ avaliou que o projeto é constitucional e não apresenta vícios jurídicos. Agora, caberá ao conjunto dos vereadores decidir se a nova divisão territorial será incorporada ao mapa oficial da cidade.

Dentre um dos empreendimentos que a região deve receber está o VLT do Subúrbio, na Avenida Afrânio Peixoto. 

O cantor de pagodão é oriundo do bairro de Boa Vista do Lobato e comanda algumas atrações no local, dentre eles o 'Natal do Gigante'. Em últimas edições, o evento teve a presença icônica da sua filha Liz e a sua esposa, a dançarina Lore Improta, que conheceram a comunidade que o GG cresceu. 

César Rasec/CMS

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.