Carballal destaca papel social da mineração na Bahia e prevê avanços do setor
Presidente da CBPM defende industrialização do setor: Carballal destaca papel social mineração na Bahia e prevê avanços do setor
Por João Tramm.
O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, defendeu que o estado tem condições de dar um novo salto no setor mineral. A fala foi feita após a cerimônia de entrega da Comenda 2 de Julho, realizada nesta quinta-feira (30) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Carballal ainda destaca papel social mineração na Bahia e prevê avanços do setor.
Em entrevista exclusiva ao Aratu On, Carballal afirmou que a Bahia vive um momento promissor na mineração e que o estado reúne características estratégicas para atrair investimentos.

Em entrevista ao programa Linha de Frente, da Antena 1, o presidente da CBPM chegou a comentar que o setor é possui menos impacto que o agronegócio. A CBPM passou por uma mudança de nome, já aprovada na ALBA. A medida permite ampliação da atuação da Companhia. A mineração na Bahia, ainda busca focar em Terras Raras, quesito que é buscado pelo mundo todo, inclusive pelos Estados Unidos.
Carballal destaca papel social mineração na Bahia e prevê avanços do setor
Segundo o presidente da CBPM, a presença de minerais críticos da transição energética, como lítio, níquel e cobalto, coloca o território baiano em posição de destaque no cenário nacional e internacional. “A Bahia é um celeiro de possibilidades. Temos minerais em grande abundância e com teores elevadíssimos”, disse.
O presidente ressaltou ainda o empenho do governo estadual em fortalecer o setor e transformá-lo em locomotiva do crescimento econômico, destacando o papel do governador Jerônimo Rodrigues nesse processo. Para Carballal, a instalação de novos empreendimentos voltados ao beneficiamento de minérios pode garantir mais empregos, arrecadação e desenvolvimento local.
“Acreditamos na possibilidade real de atrair investimentos para processar os minerais aqui, e não apenas produzir para exportar”, afirmou.
Ele também citou eventos recentes como a Exposibram, que será realizada na Bahia, e a abertura da Bolsa de Toronto em Salvador, como sinais de que o mercado global está atento ao potencial mineral do estado. “O mundo está olhando para a Bahia como um grande potencial de desenvolvimento da mineração”, avaliou.
Ao receber a Comenda 2 de Julho, Carballal destacou que o reconhecimento da Assembleia Legislativa representa um estímulo para seguir trabalhando por uma mineração sustentável e inclusiva, que gere riqueza sem descuidar do meio ambiente. “Essa honraria aumenta a nossa responsabilidade de construir caminhos para uma mineração que preserve o meio ambiente e distribua riqueza de forma justa, garantindo cidadania plena ao nosso povo”, pontuou.
Segundo ele, o setor tem um papel social fundamental para promover transformações estruturais na Bahia. “A mineração pode ser um instrumento de inclusão e de mudança real na vida das pessoas. Cabe a nós fazer com que essa riqueza chegue de forma vertical à população”, completou o presidente da CBPM.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).