“Mineração possui menos impacto ambiental que o agro”, diz Carballal

Carballal comparou setor mineral à indústria, agricultura e pecuária, defendendo regulação rígida do setor

Por Lucas Pereira.

“A mineração, dentro de todas as atividades da economia primária, é a que possui o menor impacto ambiental”. A fala é do presidente da Companha Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, e aconteceu durante o Linha de Frente, da Rádio Antena 1 Salvador.

Foto: João Victor Roque/Aratu On

Carballal contou que há no imaginário popular uma má imagem da mineração devido aos desastres ocorridos em Brumadinho e Mariana, cidades mineiras que foram impactadas com o rompimento de barragens de rejeitos de mineração. Segundo ele, “a mineração não é isso”, e ainda propôs:

“Eu faço um desafio com qualquer um. Vamos numa área de mina e vamos numa indústria. Vamos numa área de mina e vamos numa atividade da agricultura; numa área de mina e numa atividade da pecuária. Eu não tenho a menor dúvida de que o impacto ambiental trazido por uma atividade mineral é infinitamente menor. Porém, a regulação sobre ela hoje é cada vez maior e cada vez mais fundamental”.

+Decisão sobre a tragédia em Brumadinho causa indignação a parentes de vítimas

Ainda segundo o presidente da CBPM, o desafio do setor é impactar o menos possível no ambiente, garantindo a “sustentabilidade” e que os benefícios da atividade mineral seja revertido para o social.

A entrevista completa de Henrique Carballal, presidente da CBPM, está disponível no Youtube do Linha de Frente e nas plataformas de áudio.

+Mariana: empresas devem pagar R$ 100 bilhões no 'Acordo Rio Doce'

A Imagem negativa da mineração, segundo Carballal, vem dos desastres de Brumadinho e Mariana. Foto: Sindimiba

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.