Bruno Reis desprestigia concurso da Saúde, mas renova Reda vencidos
Enquanto mais de 500 profissionais aguardam nomeação, gestão de Bruno Reis prorroga vínculos de contratos do Reda já vencidos da SMS
Por João Tramm.
Mais de 500 profissionais aprovados no último concurso da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizado em 2024, seguem sem convocação, mesmo com a necessidade urgente de reforço nas unidades de saúde de Salvador. Em vez de nomear os concursados, a administração municipal decidiu renovar contratos temporários do regime REDA que haviam expirado em junho, estendendo-os até o fim do ano.
Durante sessão na Câmara Municipal nesta quarta-feira (6), a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) fez um apelo ao secretário Rodrigo Alves e ao prefeito Bruno Reis: "Homologuem o concurso da área da Saúde, realizado em 2024, convocando os aprovados, porque é um direito deles. A lei exige isso e a população cobra um atendimento mais ágil e humanizado", declarou.
+ Bruno Reis ignora PDDU e prioriza pacotão de projetos na Câmara
Concursados esperam por nomeação e Saúde sofre com falta de pessoal
A parlamentar alertou para os impactos da omissão da prefeitura, apontando que o atendimento nas unidades de saúde continua comprometido pela escassez de profissionais e pela sobrecarga dos servidores em atividade. Entre os aprovados no concurso estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos — todos essenciais para o funcionamento adequado da rede.
"A rede de saúde está com o laboratório e farmácias das unidades funcionando de maneira irregular, porque não têm farmacêuticos suficientes para fazer a assistência farmacêutica adequada. Então, são diversos profissionais que nós estamos precisando nos quadros da Secretaria e não se sabe até hoje o motivo do prefeito não convocar os concursados", afirmou Aladilce.
Ela também informou que o Ministério Público, que acompanha uma denúncia sobre possíveis irregularidades no concurso, já liberou o processo, recomendando à prefeitura que proceda com a homologação.
"A Promotoria está atenta, cobrando também, porque nós sabemos da importância da renovação dos quadros de pessoal na área da saúde para qualificar o sistema", completou a vereadora, que é enfermeira, docente da UFBA e dirigente do Sindsaúde.
+ CMS retorna, mas Bruno Reis diz que só enviará PDDU após todo rito
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).