Bolsonaro cobra ação do STF após fala de Jerônimo: 'Discurso carregado de ódio'

Bolsonaro reagiu a declaração de Jerînimo sobre bolsonaristas e acusou “dois pesos e duas medidas” por parte das instituições

Por Da Redação.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou nesta segunda-feira (5/5) após a repercussão de uma fala do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), que sugeriu que apoiadores do ex-presidente fossem "levados para a vala" por uma retroescavadeira. A declaração foi dada na última sexta-feira (2/5), durante a entrega de uma escola pública no município de América Dourada (BA).

Segundo Bolsonaro, o discurso de Jerônimo é “carregado de ódio” e deveria ter gerado reação imediata das instituições, como o Supremo Tribunal Federal (STF). “Um discurso carregado de ódio, que em qualquer cenário civilizado deveria gerar repúdio imediato e ações institucionais firmes. Mas nada aconteceu. Não houve abertura de inquérito, nem busca e apreensão, tampouco convocação da Polícia Federal para apurar incitação à violência. Nenhuma nota de repúdio do STF, nenhuma indignação de ministros que se dizem interessados no assunto, nenhuma capa de jornal tratando o caso como ‘ameaça à democracia'”, afirmou.

+ Deputado pede impeachment de Jerônimo após ataque a bolsonaristas

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) | Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ex-presidente também disse que, caso uma fala semelhante partisse de algum de seus apoiadores, haveria punições. “Agora imagine se um apoiador de Bolsonaro dissesse algo remotamente parecido, ou usasse a palavra ‘vala’ em qualquer contexto. Seria manchete, prisão, processo por ‘discurso golpista’ e ‘incitação ao ódio’. O padrão é claro: só há crime quando convém ao sistema, só há repressão quando o alvo é a oposição”, declarou.

+ Bolsonaro deixa hospital e convoca aliados para marcha pela anistia

Bolsonaro ainda afirmou que o discurso de Jerônimo “não apenas normaliza o ódio como incentiva o pior: a violência política, o assassinato moral e até físico de quem pensa diferente.

Jerônimo disse que bolsonarias deveriam 'ir para a vala' | Foto: divulgação/GOVBA

Veja posicionamento de Bolsonaro

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.