Ato bolsonarista em Salvador critica Lula e STF pela 3ª semana seguida
Ato bolsonarista em Salvador integra a mobilização nacional Reaja Brasil neste domingo (3)
Por Júlia Naomi.
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro se reúnem para o terceiro fim de semana consecutivo de protestos na cidade de Salvador. Neste domingo (3), o ato bolsonarista no Farol da Barra teve início às 9h e faz parte da mobilização nacional Reaja Brasil, que tem manifestações agendadas em pelo menos 20 capitais de todas as regiões do Brasil.
Em Salvador, em continuidade aos protestos anteriores, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pedem anistia pelos os réus do 8 de janeiro, criticam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Dentro da instância, o ministro Alexandre de Moraes é o principal alvo de protestos. Os manifestantes também demonstram insatisfação com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
Na capital baiana, a ação foi organizada por nomes ligados ao ex-presidente, a exemplo dos deputados estaduais Diego Castro, Leandro de Jesus e Capitão Alden, que convocaram o público por meio de redes sociais.
Ato bolsonarista em Salvador acontece em terceiro domingo consecutivo após medidas restritivas do STF
No primeiro domingo, 20 de julho, o protesto ocorreu na forma de uma carreata com buzinaço, entre o Jardim de Alah e o Farol da Barra, dois dias depois da aplicação de medidas restritivas contra o ex-presidente. A partir do dia (27), os atos passaram a ocorrer com trios elétricos no Farol da Barra.
No dia 18 de julho, o STF determinou que Jair Bolsonaro deve usar tornozeleira eletrônica para monitoramento pelas autoridades. Ele também está e proibido de usar redes sociais, de se comunicar com embaixadores estrangeiros e de e falar com seu filho Carlos Bolsonaro, que está nos EUA.
Jair Bolsonaro precisa cumprir recolhimento domiciliar das 19h às 7h da manhã e também nos finais de semana. Por conta disso, o acusado de liderar uma trama golpista não pode comparecer às manifestações em nenhuma das capitais do país. Já a ex-primeira dama, Michele Bolsonaro, participa da manifestação que acontece no centro de Belém desde às 8h.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).