Augusto Vasconcelos se posiciona sobre tarifaço de Trump
Augusto Vasconcelos critica tarifaço de Trump e defende medidas para proteger economia brasileira
Por Da Redação.
O deputado estadual e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Bahia, Augusto Vasconcelos, se posicionou contra o chamado “tarifaço de Trump”, medida anunciada recentemente pelos Estados Unidos que impacta diretamente as exportações brasileiras.
Em declaração pública, Vasconcelos afirmou que a nova política comercial norte-americana "estremece relações comerciais de 200 anos entre Brasil e EUA". Ele criticou duramente o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados por, segundo ele, atuarem contra os interesses do país. “O pior disso tudo é saber que Bolsonaro e sua família trabalham para sabotar o país, ao insuflar retaliações contra nossa economia”, afirmou.
O parlamentar destacou que, embora o decreto publicado pelo governo norte-americano contenha algumas exceções — como aviões, minérios, suco de laranja e celulose — outros setores importantes para a economia brasileira serão duramente atingidos. “Setores como o do café e da manga devem sofrer fortes impactos”, alertou.
Augusto Vasconcelos também ressaltou os esforços do presidente Lula na condução de uma resposta diplomática. “O Presidente Lula tem sido firme na defesa de nossa soberania e está empenhado em abrir negociações diplomáticas”, declarou.
Na Bahia, segundo Vasconcelos, o governo estadual já trabalha em conjunto com o setor produtivo para minimizar os efeitos da medida unilateral imposta pelos EUA. Ele concluiu convocando a população e os setores produtivos à união: “Sigamos com serenidade e firmeza para defender os empregos e as empresas brasileiras!”
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).