Atriz Zezé Motta recebe título de Cidadã de Salvador

Atriz e cantora, Zezé Motta será homenageada aos 81 anos por sua contribuição à cultura negra e à luta antirracista

Por Ananda Costa.

A atriz e cantora Zezé Motta será homenageada com o título de Cidadã de Salvador em sessão solene na Câmara Municipal no dia 18 de novembro, às 10h, no Plenário Cosme de Farias. A iniciativa é da vereadora Aladilce Souza (PCdoB) e integra a programação do Mês da Consciência Negra.

Zeze Motta. Foto: Instagram

Natural de Campos dos Goytacazes (RJ), Zezé é frequentemente associada à Bahia por suas fortes ligações com a cultura local. Segundo a vereadora, a homenagem reconhece a contribuição da artista à valorização da cultura negra e à luta contra o racismo. 

A parlamentar lembrou que a artista estreou nos palcos em Salvador, no Teatro Vila Velha, e tem presença constante na vida cultural da cidade, como madrinha do Olodum e integrante das Filhas de Gandhy.

A cerimônia contará com apresentações de artistas locais e presenças de personalidades da cultura e da política. A proposta da honraria partiu do produtor cultural Geraldo Badá, amigo e admirador de Zezé.

Outros títulos

Péricles

Foto: divulgação

O cantor Péricles recebeu o título de cidadão baiano no dia 16 de outubro, em cerimônia na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A homenagem aconteceu às 15 horas e foi comunicada pelo músico em suas redes sociais.

O projeto para titulação do ex-membro do Exaltasamba foi feito pelo deputado Luciano Simões Filho (UB) e teve como justificativa para que Péricles Aparecido Fonseca de Faria, nascido em Santo André (SP) virasse também cidadão baiano, a “relação profunda” entre o artista e o estado, especialmente com Salvador.

Durante o projeto Voz da Consciência, em 2023, Péricles, que integra o júri do The Voice Brasil, no SBT, disse; “A minha relação com a Bahia é sempre de pertencimento e acolhimento, como se eu fosse um filho que voltou para casa. A Bahia foi a primeira capital do Brasil, o samba saiu de lá. É o ponto de partida para tudo o que a gente é hoje”.

Flávio Dino

Foto: Thuane Maria/GOVBA

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concedeu em agosto o título de Cidadão Baiano ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino. A honraria foi aprovada por unanimidade e entregue durante o III Seminário Internacional de Controle Externo, realizado em comemoração aos 110 anos do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA).

A proposta foi apresentada em 2023 pela deputada Fabíola Mansur (PSB), quando Dino ainda ocupava o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública. A sessão solene aconteceu no auditório do Hotel Deville Itapuã, em Salvador, e reuniu autoridades do Legislativo, Executivo, Judiciário e órgãos de controle.
Em discurso, o ministro destacou sua ligação com a Bahia, citando afinidades culturais e históricas e ressaltando a importância simbólica da homenagem.

“Ao receber esse título, me sinto mais incorporado ainda como brasileiro a essas belas páginas que foram aqui escritas e continuam a ser. Me sinto plenamente feliz e sei que não é um pedaço de papel para botar na parede. Esse título é um sentimento”, afirmou Dino.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.