Política

Ativista negro baiano participa de reunião com vice-presidente da Colômbia, Francia Màrquez

Francia Màrquez está em visita ao Brasil nestas terça e quarta-feira (26 e 27/7). Ela passará por São Paulo e Rio de Janeiro. 

Por Da Redação

Ativista negro baiano participa de reunião com vice-presidente da Colômbia, Francia Màrquezdivulgação

O ativista negro baiano Yuri Silva, coordenador nacional do Coletivo de Entidades Negras (CEN) e coordenador de Direitos Humanos do IREE (Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa), é um dos convidados da seleta agenda de compromissos da vice-presidenta da Colômbia, Francia Màrquez, que está em visita ao Brasil nestas terça e quarta-feira (26 e 27/7). Ela passará por São Paulo e Rio de Janeiro. 


O encontro com a presença do ativista acontece nesta terça-feira (26), na sede da Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, em São Paulo. Depois, Francia Màrquez segue para o Rio. Na agenda restrita, estão previstos encontros com os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff.


Soteropolitano de Castelo Branco, Yuri Silva, de 27, atua no movimento negro há mais de 10 anos e é considerado uma das principais promessas da nova safra de lideranças políticas nacionais. No encontro com a vice-presidente, o ativista antirracista vai compor um grupo de 10 lideranças nacionais antirracistas que terão a chance de dialogar com a autoridade colombiana sobre as necessidades dos negros brasileiros e a luta contra o racismo no mundo.


Ex-empregada doméstica, Francia Elena Màrquez-Mina é advogada e ativista das causas ambientais, raciais, de gênero e dos direitos humanos de forma geral. Pela sua trajetória de vida e por ser uma mulher negra, a nova vice-presidente da Colômbia foi símbolo da vitória da esquerda no país e governará junto com o presidente Gustavo Petro, na primeira vez que as forças progressistas chegam ao topo na Colômbia. Além dela, apenas Epsy Campbell conseguiu feito igual, na Costa Rica.


LEIA MAIS: Colômbia elege primeiro presidente de esquerda do país; vice, ativista ambiental é primeira mulher negra no topo do executivo

 


"É uma honra estar nesse momento, pois a assunção da Francia Màrquez ao poder significa o rompimento com uma tradição política que, mesmo na esquerda, não permite a ocupação de espaços de poder pelo povo negro. Ter Francia Màrquez como vice-presidente da Colômbia e ter também a Epsy Campbell como vice-presidente da Costa Rica representa muito para nosso povo, que historicamente foi excluído. É como se eu visse minha avó ou minha mãe, ambas ex-empregadas, chegar ao poder de uma Vice Presidência. É inspirador e é preciso que o Brasil beba dessas fontes", declarou Yuri Silva.


Além de atuar nas reivindicações antirracistas e na formulação de políticas sobre direitos humanos, Yuri Silva é jornalista de formação, com passagens pelos jornais A Tarde e Estadão, além de ter contribuído para veículos como The Intercept Brasil, Piauí, TVE Bahia, entre outros. Também já colaborou com o Aratu On, como colunista. Para acessar os artigos dele, clique aqui


Atualmente, o jovem ativista baiano é um dos dirigentes do PSOL de São Paulo e tem trabalhado com a inclusão de negros e negras, mulheres e LGBTs no setor privado, a partir do debate sobre diversidade e inclusão nas empresas. Ele também é pesquisador da Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas (EAESP FGV). Mestrando em Gestão e Políticas Públicas, Yuri Silva analisa as políticas de igualdade racial dos governos Lula e Dilma.


LEIA MAIS: Ação da Rondesp que resultou nas mortes de jovens negros na Gamboa é denunciada à Organização dos Estados Americanos, nos EUA


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.