Artista baiano Menelaw Sete presenteia Emmanuel Macron com paletó em Salvador

O artista plástico Menelaw Sete presenteou o presidente francês Emmanuel Macron com um paletó pintado por ele

Por Bruna Castelo Branco.

O artista plástico Menelaw Sete presenteou o presidente francês Emmanuel Macron com um paletó pintado por ele, uma criação autoral, em evento realizado no Palácio Rio Branco, em Salvador, na quarta-feira (5). O convite para o encontro partiu do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, e reuniu autoridades, diplomatas e personalidades da cultura e da política.

O artista plástico Menelaw Sete presenteou o presidente francês Emmanuel Macron com um paletó pintado por ele. | Foto: Divulgação

A relação de Menelaw com a França é antiga e marcada por trocas culturais. O artista já realizou exposições em espaços de destaque no país, como o Espaço 5, em Paris, a Prefeitura de Marselha e a Faculdade Católica de Lyon, apresentando uma obra que une ancestralidade africana, espiritualidade e humanismo brasileiro.

Menelaw também participou do filme A Origem, dirigido pelo cineasta francês Pierre Meynadier. O longa foi lançado no Brasil pela Aliança Francesa da Bahia e, na França, na Casa das Américas, em Paris — reforçando o intercâmbio artístico entre os dois países.

A relação de Menelaw com a França é antiga e marcada por trocas culturais. | Foto: Divulgação

Macron em Salvador

O presidente da França, Emmanuel Macron, participou, na quarta-feira (5), da abertura do Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), em Salvador. Também estarão presentes o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

O festival integra a Temporada França-Brasil e inaugura uma programação que segue até o dia 8 de novembro, com debates sobre cidades inclusivas e sustentáveis, justiça territorial, inclusão social, igualdade de gênero e culturas afrodescendentes. A iniciativa é organizada pelo Institut Français e pela Embaixada da França no Brasil, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo da Bahia.

A presença de Macron havia sido antecipada em setembro pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré. Ele relatou que a escolha de Salvador ocorreu após visita do assessor especial da presidência francesa, Olivier Poivre D'Arvor, à Bahia.

“A gente recebeu o embaixador dos polos e oceanos, que é o senhor Olivier Poivre D'Arvor, que é um assessor técnico especial do presidente Macron. Ele veio para Salvador, nós fizemos uma visita com ele num berçário de corais que a gente tem na ilha de Itaparica, e ele voltou e disse 'olha, o presidente Macron queria que eu escolhesse uma cidade além do Belém para visitar. Vou dizer que é Salvador'”, afirmou à época, em entrevista ao programa Linha de Frente, do Grupo Aratu.

Sodré também destacou que a visita integra as celebrações pelos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França, que incluem o Fórum Nosso Futuro. “Nós estamos construindo, em conjunto com o consulado francês, com a embaixada, governo federal, por conta dos 200 anos de relação, um fórum chamado Fórum Nosso Futuro. Vai ser dia 5 de novembro, um dia antes da abertura oficial. Ele é um fórum focado em intercâmbio de jovens, serão 100 jovens africanos, 100 jovens franceses, 100 jovens baianos...”, disse.

Após a participação na abertura, Macron e o presidente Lula seguirão para Belém, onde ocorrerão agendas preparatórias da COP 30.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.