Bancada baiana no Congresso vota a favor da MP dos Ministérios de Lula
Dos 39 deputados baianos, 33 votaram a favor da MP que manteve a estrutura ministerial proposta por Lula; os três senadores da Bahia também foram favoráveis ao presidente
Por Flávia Alexandre.
Principais mudanças para as ministras
Marina: a ministra do Meio Ambiente perdeu o controle sobre três sistemas de informação que dizem respeito ao saneamento básico, que, em seguida, foram deslocados para o Ministério das Cidades. Marina também não controlará mais o Cadastro Ambiental Rural, que migrará para o Ministério da Gestão.
Guajajara: pelo texto, a ministra dos Povos Indígenas deixará exercer a gestão da demarcação de terras indígenas, função que passará a ser do Ministério da Justiça, pelo texto aprovado.
Conab
Outra mudança será na proposta de gestão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Na MP original, o órgão era vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), controlado por Paulo Teixeira (PT-SP). Na versão aprovada pelo Congresso, a gestão passa a ser dividida entre o MDA e o Ministério da Agricultura, comandado por Carlos Fávaro (PSD-MT).
Texto não é o ‘ideal’
Na última terça (30/5), o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, informou que o Palácio do Planalto havia recomendado voto a favor do texto. Apesar das mudanças, o texto foi aprovado com aval do governo.
Padilha afirmou que, embora o texto não fosse o “ideal”, era fruto de “construção” entre Palácio do Planalto e Congresso.
"Quero reafirmar aqui, vocês sabem qual foi a posição do governo na comissão mista. Vamos defender o relatório do jeito que ele está, a defesa do governo é a aprovação do relatório.[...] Não digo que é o relatório ideal para o governo porque o ideal é o texto original, mas não existe isso. Existe construção com a Câmara, com o Senado", afirmou Padilha na ocasião.
Confira os votos dos senadores baianos:
Angelo Coronel (PSD-BA) -Sim
Jaques Wagner (PT-BA) -Sim
Otto Alencar (PSD-BA) -Sim
Confira os votos dos deputados baianos:
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).