Após atos terroristas de apoiadores em Brasília, Bolsonaro é internado em hospital nos Estados Unidos
Depois dos atos golpistas praticados por bolsonaristas, o deputado americano democrata Joaquin Castro, do Texas, defendeu a extradição de Bolsonaro a Brasil
Jair Bolsonaro acaba de ser internado no AdventHealth Celebration, um hospital em Orlando, nos Estados Unidos. De acordo com a coluna de Lauro Jardim, de O Globo, o ex-presidente disse estar com fortes dores abdominais. O internamento acontece poucas horas após bolsonaristas radicais invadirem, destruírem e saquearem as sedes dos três poderes em Brasília.
Após os atentados terroristas, repudiados por líderes de todo o mundo, como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, Bolsonaro disse que não tem ligação com os criminosos. "No mais, repudio as acusações, sem provas, a mim atribuídas por parte do atual chefe do executivo do Brasil", comentou o candidato derrotado nas urnas. Além disso, Bolsonaro afirmou que os atos criminosos de seus apoiadores "fogem à regra".
CONFIRA O POSICIONAMENTO DO EX-PRESIDENTE:
- Manifestações pacíficas, na forma da lei, fazem parte da democracia. Contudo, depredações e invasões de prédios públicos como ocorridos no dia de hoje, assim como os praticados pela esquerda em 2013 e 2017, fogem à regra.
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) January 9, 2023
Depois dos atos golpistas praticados por bolsonaristas, o deputado americano democrata Joaquin Castro, do Texas, defendeu a extradição de Bolsonaro a Brasil.
"Bolsonaro não deve receber refúgio na Flórida, onde está se escondendo da responsabilidade de seus crimes. Me posiciono junto a Lula e ao governo democraticamente eleito do Brasil. Terroristas domésticos e fascistas não podem usar o roteiro de Trump para enfraquecer a democracia", escreveu ele, no Twitter.
Em seguida, a deputada Alexandria Ocasio-Cortez, também Democrata, disse que “os EUA devem parar de garantir refúgio a Bolsonaro na Flórida”.
No Brasil, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) também defendeu a extradição do ex-presidente por parte do governo dos Estados Unidos. Em entrevista ao Uol News, Calheiros comentou que Bolsonaro é um fugitivo:
"É preciso, imediatamente, fazer a extradição do Bolsonaro para o Brasil, para que ele responda por todos os crimes que cometeu, e não apenas com relação às vítimas da covid-19. Em todos os momentos, o Bolsonaro foi esse que está aí: fugiu na hora H, quando estava para se deflagrar a invasão à sede dos Três Poderes".
Jair Bolsonaro, primeiro presidente derrotado em uma reeleição na história do Brasil, saiu do país antes da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo assessores, o ex-presidente deve ficar no país norte-americano pelo menos até o final de janeiro.
ATENTADOS TERRORISTAS
Milhares de bolsonaristas radicais furaram bloqueios policiais e invadiram o prédio do Congresso Nacional na tarde deste domingo (8/1), em Brasília. Eles já vinham marchando, escoltados pela Polícia Militar, até chegar ao local, e depois também entraram no Supremo Tribunal Federal (STF).
Em vídeos, é possível ver alguns deles quebrando vidraças do Salão Nobre, entrando no Congresso e quebrando cadeiras e outros móveis.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!