AL-BA retoma atividades nesta sexta com promessa de maior produtividade

Reabertura marca fim do “turnão” na AL-BA, que gerou economia de R$ 1 milhão e melhorias na sede

Por Matheus Caldas.

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) retoma nesta sexta-feira (1º) suas atividades regulares, após um mês sob regime de expediente reduzido, conhecido como “turnão”. Durante todo o mês de julho, os trabalhos ocorreram em horário especial para permitir a realização de obras de requalificação na sede do Legislativo estadual.

A presidente da AL-BA, deputada Ivana Bastos (PSD), primeira mulher a comandar a Casa em seus 192 anos de história, destacou a expectativa de intensificar a produção legislativa no segundo semestre. “A nossa expectativa é que a Casa tenha uma produção superior a todos os anos, e que a gente possa votar ainda mais projetos de deputados no plenário, que as comissões participem ativamente, façam audiências públicas e tragam a população para a Casa do Povo”, afirmou.

Ivana também enfatizou as reformas realizadas no período. “Fizemos algumas reformas na Casa para dar mais acessibilidade e mais condições de trabalho para os servidores e os deputados. Foram reformas básicas visando o conforto da população”, explicou.

+ TCE aponta falhas e cobra planos do governo para meio ambiente na Bahia

Ivana Bastos (PSD), presidente da AL-BA | Foto: Sandra Travassos/ALBA

Segundo o superintendente de Administração e Finanças da ALBA, Robson Coutinho, o regime especial possibilitou a execução das melhorias com menor impacto na rotina do Legislativo. “Durante o expediente normal, a ALBA recebe milhares de pessoas por dia. O ‘turnão’ facilitou a realização dos serviços de manutenção com menos transtornos para servidores e visitantes”, disse.

+ AL-BA recebe parecer do TCE sobre contas de Jerônimo Rodrigues

Além das intervenções físicas, a adoção do expediente reduzido também gerou economia aos cofres públicos. De acordo com Coutinho, houve uma redução orçamentária superior a R$ 1 milhão. Essa economia foi alcançada com a diminuição no consumo de energia elétrica, água mineral, materiais administrativos, café, copos plásticos e combustíveis, já que a concentração de atividades no turno da tarde reduziu significativamente os custos operacionais no período da manhã.

Com a reabertura em ritmo normal, a expectativa da Mesa Diretora é de acelerar a tramitação de projetos e reforçar o papel da ALBA na interlocução entre o Parlamento e a sociedade civil.

+ Ivana Bastos critica tarifaço de Trump e defende soberania nacional

Deputados estão em recesso na AL-BA desde o dia 17 de junho | Foto: Sandra Travassos/ALBA

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.