Adolfo admite afastamento definitivo e Ivana Bastos reage: 'Vem do coração'
Adolfo disse que o STF deve manter a decisão liminar impetrada pelo PSOL
Por João Brandão.
O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) admitiu, nesta quinta-feira (20), que o Supremo Tribunal Federal (STF) deve manter a decisão liminar impetrada pelo PSOL, afastando-o em definitivo da Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Com isso, a vice-presidente Ivana Bastos (PSD) deve assumir de forma definitiva o comando da Casa.
Menezes criticou a falta de clareza na legislação e apontou a omissão do Congresso Nacional como fator que permitiu ao STF decidir sobre a recondução ao cargo. Apesar da insatisfação, afirmou que cumprirá a decisão judicial e destacou que deixa a AL-BA como um dos Legislativos mais organizados do país.
“Infelizmente, é uma coisa do Brasil, o Supremo legislou; a nossa Constituição permite a recondução, que não foi respeitada, ao meu ver. O Supremo mais uma vez legislou por falta do Congresso Nacional, que tem a obrigação legal de fazer sua parte. Mas decisão judicial se cumpre. Apesar de ainda estar marcada a votação em plenário da liminar que suspendeu minha permanência, tenho conhecimento de que não voltarei. O desfecho não será outro a não ser a deputada Ivana continuar na Presidência da Casa com toda tranquilidade”, afirmou.
+ Hilton avalia afastamento de Adolfo Menezes da AL-BA: 'Vitória da Bahia'
O parlamentar também expressou gratidão pela trajetória política e disse que sai de cabeça erguida. “Sou sempre grato a Deus, não tenho do que reclamar. Nunca esperei ser deputado, nunca esperei ser presidente de um poder tão importante. Fui eleito pela primeira vez, depois reeleito com quase a totalidade da Casa. Saio com a consciência tranquila, deixando a Assembleia mais arrumada e econômica do Brasil”, declarou.

Adolfo e Ivana se abraçam | Foto: Vaner Casaes/ Alba
Após a sessão especial em homenagem aos 200 anos da Polícia Militar da Bahia, Ivana Bastos comentou a declaração de Adolfo Menezes, ressaltando o peso da responsabilidade que assume e a importância do apoio do colega. “Todos esses gestos, todas essas palavras têm vindo do fundo do coração. Elas não foram programadas, elas vêm na hora, e eu estou me sentindo muito bem. A responsabilidade é grande, estou sucedendo Adolfo Menezes, mas com a firmeza e o apoio dele, isso nos dá muito mais coragem para enfrentar os desafios sempre de cabeça erguida”, disse.

AL-BA | Foto: Divulgação
A deputada também destacou a parceria entre a AL-BA e a Polícia Militar e reforçou a necessidade de aguardar a decisão final do STF, prevista para ser votada no plenário virtual da Corte entre os dias 20 e 28 de junho. “Cada coisa no seu tempo. Vamos aguardar a posição final do Supremo Tribunal Federal. Essa é a vontade do deputado Adolfo, está no coração dele. Mas para mim, ele será sempre o meu eterno presidente”, concluiu Ivana Bastos.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).