Afastado da presidência da AL-BA, Adolfo Menezes não vai à sessão
Adolfo Menezes está afastado da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia por decisão do STF
Por João Brandão.
O deputado Adolfo Menezes (PSD), afastado da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), não compareceu à sessão desta terça-feira (18). Enquanto isso, seu paradeiro exato ainda é incerto. Algumas fontes indicam que ele está no Tocantins, enquanto outras apontam que ele teria seguido para Brasília em busca de reverter sua situação.
+ Hilton avalia afastamento de Adolfo Menezes da AL-BA: 'Vitória da Bahia'

Adolfo Menezes estaria viajando e, por isso, faltou à sessão desta terça
Menezes foi afastado do comando da AL-BA após uma decisão do ministro Gilmar Mendes, que considerou inconstitucional sua reeleição para o terceiro mandato consecutivo. A medida atendeu a um pedido do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), que tentou barrar a candidatura na Justiça baiana, mas teve o pleito negado. Diante disso, recorreu ao STF, que determinou o afastamento imediato do parlamentar.
Apesar da decisão, o ministro Gilmar Mendes não anulou os atos administrativos assinados por Menezes desde sua posse, mas reforçou que o entendimento da Corte proíbe mais de uma reeleição consecutiva para a presidência de Casas Legislativas estaduais e municipais.

Sessão aconteceu sem a presença do ex-presidente da Casa. Foto: João Brandão | Aratu On
Nos bastidores, o afastamento do presidente eleito abriu uma disputa política dentro da AL-BA. A primeira vice-presidente, Ivana Bastos (PSD), assumiu interinamente o comando da Casa e já recebeu apoio de lideranças, incluindo o governador Jerônimo Rodrigues (PT). Enquanto isso, aliados de Menezes tentam encontrar alternativas para reverter a decisão do STF.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).