ACM Neto diz que IBGE erra ao considerar pardos como negros; "quem é que faz minha leitura social como branco?"
Neto participou nesta segunda da sabatina promovida pela TV Bahia, e o apresentador Vanderson Nascimento disse que o ex-prefeito de Salvador é "lido socialmente" como uma pessoa branca, apesar de se autodeclarar como "parda" na Justiça Eleitoral
Candidato ao governo da Bahia pelo União Brasil, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, disse, nesta segunda-feira (12/9), que é um erro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) considerar as pessoas pardas como negras. O postulante afirmou ainda que tem sido vítima de "preconceito e discriminação" por se autodeclarar como pardo.
Neto participou nesta segunda da sabatina promovida pela TV Bahia, e o apresentador Vanderson Nascimento disse que o ex-prefeito de Salvador é "lido socialmente" como uma pessoa branca, apesar de se autodeclarar como "parda" na Justiça Eleitoral.
"Quem é que faz minha leitural social como branco? Você disse que há uma leitura de que eu sou branco. Quem faz essa leitura social? Eu me considero pardo. Pode me colocar ao lado de uma pessoa branca e há uma diferença bem grande. Negro não (sou)", disse Neto.
Neste momento, Vanderson interrompeu e disse que o IBGE considera pretos e pardos como negros. "É erro do IBGE, não meu", retrucou o candidato do União Brasil.
"Agora, Rui Costa, governador da Bahia, se declarou pardo, o candidato a vice-governador do PT (Geraldo Júnior). Não tem diferença de cor para mim. Quer dizer: o político que se diz de esquerda pode se declarar pardo, e o outro não. Sabe qual o nome disso? Preconceito, discriminação. Coisa que não faz parte da minha vida", ressaltou.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!