4x1: STF condena Bolsonaro e mais 7 por trama golpista

Último voto foi do ministro Cristiano Zanin

Por Da redação.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento e condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro por crimes como organização criminosa e tentativa de golpe de Estado, em um placar de 4 votos a 1. A decisão abrange também outros sete réus envolvidos na trama golpista para reverter o resultado das eleições de 2022.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Ag. Brasil

A votação foi finalizada com o voto do ministro Cristiano Zanin, que se posicionou contra os pedidos da defesa de anular o processo ou de transferi-lo para o plenário. Zanin também rejeitou o argumento de que as defesas não tiveram tempo suficiente para analisar as provas da Polícia Federal. Com seu voto, o placar para a condenação do ex-presidente e dos demais réus ficou em 4 a 1. A única divergência foi do ministro Luiz Fux, que votou a favor dos pedidos da defesa.

+Condenação de Bolsonaro vira manchete em jornais pelo mundo

A maioria pela condenação foi consolidada ainda nesta quinta-feira (11) com o voto da ministra Cármen Lúcia, que se alinhou aos ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino.

Os réus foram declarados culpados por diversos crimes, incluindo organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e deterioração de patrimônio tombado. A exceção é o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, que responde apenas aos três primeiros crimes, pois a parte do processo sobre dano e deterioração de patrimônio foi suspensa devido ao seu atual cargo de deputado federal.

+ Cármen Lúcia rejeita nulidade de delação de Cid em julgamento de Bolsonaro

O ministro Luiz Fux, apesar de ter divergido da maioria ao absolver Bolsonaro e outros cinco aliados, votou pela condenação de Mauro Cid e do general Braga Netto pelo crime de abolição do Estado Democrático de Direito, formando um placar de 5 a 0 para a condenação deles neste ponto específico.

+Trump comenta condenação de Bolsonaro pelo STF; veja vídeo

Com a fase de votação concluída, os ministros agora seguirão para a dosimetria, etapa em que serão definidas as penas de prisão e outras sanções para cada um dos condenados.

+Sanções dos EUA e 'teatro armado': como reagiram os filhos de Bolsonaro?

Condenados

Além de Jair Bolsonaro, os seguintes réus foram condenados:

  • Alexandre Ramagem - Ex-diretor da Abin
  • Almir Garnier - Ex-comandante da Marinha
  • Anderson Torres - Ex-ministro da Justiça
  • Augusto Heleno - Ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional
  • Mauro Cid - Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro
  • Paulo Sérgio Nogueira - Ex-ministro da Defesa
  • Walter Braga Netto - Ex-ministro da Casa Civil

A Primeira Turma do STF é composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin (presidente).

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.