Política

Luciana Mandelli cobra ações dos homens contra o machismo: 'todos crescem com sociedade igualitária'

Vice-presidente licenciada do PT-BA e superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da SPM foi entrevistada por Pablo Reis no Linha de Frente, da TV Aratu

Por Juana Castro

Luciana Mandelli cobra ações dos homens contra o machismo: 'todos crescem com sociedade igualitária'Aratu On

Feminismo, gestão pública e governos Lula e Jerônimo, respectivamente, foram alguns dos temas abordados na gravação do programa Linha de Frente, da TV Aratu, com a historiadora Luciana Mandelli, vice-presidente licenciada do PT estadual e superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Ela esteve na sede da emissora, nesta segunda-feira (15/7), para conceder entrevista ao jornalista Pablo Reis.


"Muitos têm dificuldade de entender o feminismo como algo positivo, mas quando a gente constrói uma sociedade igualitária, todos crescem", disse, na ocasião.


Ela pontuou também que, embora diversas famílias sejam chefiadas por mulheres, estas foram alijadas economicamente da sociedade, pois o trabalho que desempenham não é considerado como trabalho. "Cuidar da casa não só tem a ver com serviços domésticos. A gente está falando de mulheres que são muito ativas", destacou. "A forma que o patriarcado foi instituído não permitiu que 53% [população feminina] da sociedade tivesse acesso aos seus direitos", completou Mandelli.


Questionada pelo apresentador Pablo Reis se é dos homens a culpa da sociedade desigual em relação a gênero, Luciana falou que "não gosta de procurar culpados, pois há uma série de dimensões". No entanto, entende como "óbvio que os homens têm sua dose individual de responsabilidade".


"A gente não pode fazer de conta que isso não existe. Temos avanços nas guardas compartilhadas, no exercício de pensar como a pensão alimentícia tem que ser tratada...", iniciou. Em seguida, sinalizou direitos conquistados que não eram realidade há apenas duas décadas.


"Há 20 anos, não tínhamos Lei Maria da Pena, nem direito a se divorciar! O que a gente vive, hoje, é um reflexo do acúmulo de políticas públicas. [...] E à medida em que as mulheres acessam um recurso e têm autonomia para pagar suas contas, podem falar 'cada um para o seu caminho'", analisou a superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da SPM.


ANÁLISE DOS GOVERNOS


Em outro momento da entrevista, Luciana Mandelli se colocou como um "quarto zagueiro" do time de Jerônimo Rodrigues e Lula, governador da Bahia e presidente da República. Explicou: "acho que o governo do presidente Lula trouxe um avanço para a sociedade brasileira, como um todo, inquestionável. E a chance que a gente teve - de experimentar o que não foi o que ele defendeu - colocou o Brasil num retrocesso histórico. [...] Sou um quarto zagueiro do projeto progressista e da defesa da sociedade avançar nas condições de garantir igualdade, liberdade e um pouco mais de democracia pra todo mundo".


Quanto à gestão do governador, a vice-presidente estadual do PT o classificou como "extremamente popular, voltado a quem mais precisa". "Ele se preocupou, desde a primeira hora, por exemplo, com a fome", completou.


A entrevista completa com Luciana Mandelli será exibida, em breve, na TV Aratu e no Aratu On.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.