AO VIVO Últimas Notícias
28/02/2024 13h55 | Atualizado em 28/02/2024 14h49

Confusão em Lauro de Freitas: vereadores saem no tapa durante sessão na câmara

Após uma troca de ofensas, o vereador Loxa Lopes (PP), da base, agrediu Gabriel Bandarra (Novo), mais conhecido como Tenóbio, parlamentar da oposição, com um tapa no rosto

Confusão em Lauro de Freitas: vereadores saem no tapa durante sessão na câmara Foto: Redes Sociais
Bruna Castelo Branco

Uma sessão na Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, terminou em agressão na manhã desta quarta-feira (28/2). O momento foi transmitido ao vivo no site da Câmara Municipal.

Após uma troca de ofensas, o vereador Loxa Lopes (PP), da base da prefeita Moema Gramacho, agrediu Gabriel Bandarra (Novo), mais conhecido como Tenóbio, parlamentar da oposição e pré-candidato à prefeitura de Lauro de Freitas, com um tapa no rosto. Tenóbio revidou, e colegas da Câmara entraram para separar a briga.

A confusão começou quando o edil da oposição, ao final da sessão de hoje, criticou a prefeita da cidade, e disse que muitos colegas da Câmara não levam o trabalho a sério e que estão ali para brincar.

“Nós estamos aqui para representar as pessoas, e toda Lauro de Freitas tem o poder de questionar a prefeita”, disse ele, se referindo à sessão anterior da casa, alegando que nem Moema, nem a presidenta da sessão, Débora Regis (PDT), deixaram outros representantes falarem. O vereador do Partido Novo complementou:

“Ao contrário do que alguns pensam, que isso aqui é uma brincadeira, porque metade das sessões nem acontece, porque falta a maioria dos vereadores, eu não estou aqui para brincar, e não estou aqui para fugir de nenhum dos senhores. Se tiver algum frouxo aqui, que não vai votar a favor do que ela falou, eu vou querer ver agora, e vou pegar a cara de um por um, quero nem saber quem é, e vou jogar na rede e nomear“.

Loxa, então, respondeu, questionando a fala do opositor, e disse que jamais chamaria um colega parlamentar de “descarado”:

“Descarado quer dizer sem vergonha, desavergonhada. Gente, sai do normal do parlamento, sai do normal da educação! Isso revolta qualquer um! Eu sou pai de duas filhas, casado com uma mulher e filho de uma mulher. Se fosse a minha mãe ou a minha filha, não terminava a frase, não. Aprenda a respeitar mulher, rapaz!”.

whatsapp image 2024 02 28 at 13.46.13

Antes das agressões, quando Loxa já estava exaltado, alguns dos presentes tentaram conter a situação, mas o vereador pediu para todos se afastarem, garantindo que não partiria para uma briga física. “Ele precisa ouvir, gente! Ele precisa ouvir! Tenóbio não é o único homem que tem aqui, não!”.

Tenóbio, então, respondeu Loxa, mas o áudio é inaudível. Nesse momento, o vereador do PP replica e, logo depois, desfere tapas contra o colega de parlamento: “Descarado é o senhor!”.

Veja o vídeo:

Ao fim da sessão, os envolvidos foram à 23ª Delegacia Territorial de Lauro de Freitas e registraram a ocorrência. Em nota enviada ao Aratu On, a Polícia Civil (PC) informou que, segundo o boletim de ocorrência, o “acusado teria xingado e ameaçado a vítima após uma discussão”. Imagens de câmeras de segurança, ainda segundo a PC, serão analisadas para esclarecer o caso.

A reportagem também entrou em contato com o vereador Tenóbio, que alegou, em nota, que desde se lançou como pré-candidato a prefeito do município, em dezembro do ano passado, vem recebendo “uma enxurrada de ameaças, calúnias, agressões e constantes fake news”.

No texto, o parlamentar afirmou que não irá se intimidará, e classificou a ação do opositor político como “covarde”. Por fim, ele confirmou que prestou queixa na delegacia de Lauro de Freitas. Confira a nota na íntegra:

Mais uma vez, na tentativa de mostrar a verdade escancarada, sem filtros, da falta de compromisso da gestão municipal em Lauro de Freitas, com apoio claro dos vereadores da base da prefeita, fui ofendido e, pior ainda, agredido fisicamente dentro da Casa Legislativa.

Desde que lancei minha pré-candidatura a prefeito, tenho sofrido uma enxurrada de ameaças, calúnias, agressões, constantes fake news, que culminaram hoje nessa absurda violência física contra a minha pessoa, transmitida ao vivo pelo YouTube da Câmara, não possibilitando dúvidas de quem é o agressor e quem é a vítima.

Deixo claro que se acharam que isso iria me intimidar, caíram do cavalo. A covardia deles não vai mudar em nada meu sonho de cuidar da minha cidade. A covardia deles não vai me impedir de continuar fiscalizando e escancarando os abusos, as mentiras, os desmandos dessa gestão e seus aliados, que demonstram que o único objetivo deles é o poder pelo poder, sem nenhuma preocupação com o povo da nossa cidade.

A queixa foi registrada na delegacia de Lauro de Freitas e todas as medidas cabíveis serão tomadas contra o meu agressor e contra todos que compactuam com esse modo truculento e abusivo de fazer política.

O Aratu On tentou contato com o vereador Loxa Lopes, mas, até o momento da publicação desta reportagem, não teve sucesso.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!