Política

Após adiamento, TCE inicia nesta terça julgamento que pode anular contrato do VLT do Subúrbio

O adiamento ocorreu após o conselheiro-relator do processo, Pedro Lino, acatar pedido da Procuradoria-Geral do Estado (TCE) para remarcar o julgamento

Por Matheus Caldas

Após adiamento, TCE inicia nesta terça julgamento que pode anular contrato do VLT do SubúrbioDivulgação
Após ser retirado de pauta na sessão do dia 13 de julho, o processo que pode anular o contrato do VLT do Subúrbio deve ter julgamento iniciado nesta terça-feira (25/7), no Tribunal de Contas do Estado (TCE). A sessão do plenário da Casa tem início marcado para às 14h30.
O adiamento ocorreu após o conselheiro-relator do processo, Pedro Lino, acatar pedido da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para remarcar o julgamento, graças à ausência na pauta da sessão dos nomes dos advogados que representam a concessionária Skyrail, contratada para construir e operar o modal.
ENTENDA O CASO
O Ministério Público de Contas (MPC), órgão ministerial vinculado ao TCE, sustenta haver “fortes indícios” de que decisões do Conselho Gestor do Programa de PPP beneficiaram o Consórcio Skyrail Bahia. O contrato homologado tem valor estimado de R$ 2,8 bilhões para construir o modal, substituto dos antigos trens do Subúrbio, desativados em fevereiro de 2021. Auditoria interna do TCE, que embasou o parecer do MPC, aponta “adoção de preço superior à mediana dos preços das amostras sem justificativa adequada”.
O principal ponto destacado pelos auditores é que houve a troca do monotrilho pelo VLT, sem discussões com a sociedade civil. A sugestão teria sido feita pelo ex-chefe da Casa Civil do governo Rui Costa (PT), Bruno Dauster, em 24 de janeiro de 2018.
Após seis dias, houve nova licitação, na qual o VLT foi incluído, o que resultou na alteração do projeto inicial, que previa o monotrilho.
LEIA MAIS: Fora dos trilhos: mesmo no papel, VLT do Subúrbio já acumula R$ 57 milhões em custos aos cofres públicos

Acompanhe nossas transmissões ao v.ivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.