AO VIVO Últimas Notícias
02/08/2021 06h58 | Atualizado em 02/08/2021 07h01

BBB da PM: você acha que policiais baianos devem ser monitorados? Deputado tem certeza

O legislador sugeriu ao prefeito de Salvador, Bruno Reis, a implantação do sistema para supervisionar de maneira mais efetiva a atuação da Guarda Municipal.

BBB da PM: você acha que policiais baianos devem ser monitorados? Deputado tem certeza Foto: divulgação
Da Redação

Atento às reclamações da população acerca da violência na abordagem policial, o deputado Hilton Coelho (Psol) saiu em defesa de um maior monitoramento das atividades ostensivas de segurança pública. Por intermédio da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o parlamentar recomendou ao governador Rui Costa a implantação de um sistema de vídeo e áudio nas viaturas automotivas, nas aeronaves e nos uniformes de todos os policiais militares e civis que estiverem realizando grandes operações em território baiano. No mesmo sentido, o legislador sugeriu ao prefeito de Salvador, Bruno Reis, a implantação do sistema para supervisionar de maneira mais efetiva a atuação da Guarda Municipal.

Conforme ressaltou o socialista, a sociedade tem cobrado respostas das autoridades motivada por flagrantes ações violentas e elevado número de letalidade, supostamente em confrontos, nas zonas periféricas, onde moradores fazem reclamações constantes de ações truculentas. Além disso, segundo o deputado, diversos casos de ilegalidades em abordagens têm vindo à tona através de gravações feitas por celular de cidadãos, prática ensinada e promovida por entidades de defesa dos Direitos Humanos como elemento de defesa contra a atuação ilegal de policiais.

"O registro das intervenções policiais em áudio e vídeo por meio de equipamentos acoplados ao uniforme e viaturas já é realidade em diversos estados. Popular nos EUA e vários países europeus, as câmeras de monitoramento em viaturas já são utilizadas no Brasil há pelo menos seis anos, sendo atualmente empregada no Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A inovação vem sendo incentivada pela Human Rights Watch, organização internacional não governamental que defende e realiza pesquisas sobre os direitos humanos", destacou.

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação