Pela primeira vez como secretário, Mandarino visita unidades policiais nas comunidades de Salvador; "avaliar na ponta"
Nesta quarta, os bairros de Lobato, Plataforma e o Parque São Bartolomeu foram alvos da ação.
Pela primeira vez em pouco mais de um ano como secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino iniciou uma série de visitas técnicas nas comunidades de Salvador. A ideia, de acordo com a pasta, é avaliar o trabalho realizado nos bairros e estruturas dos espaços que podem influenciar na redução da violência e no desempenho das polícias.
A primeira anunciada à imprensa ocorreu nesta quarta-feira (12/1). "Essa aproximação tem o objetivo de avaliar, na ponta, não só a rotina do trabalho, mas as situações que influenciam diretamente na atuação policial e, consequentemente, no resultado. Segurança Pública não é só uma questão de polícia, mas estou certo de que, do que depender nós, tudo o que estiver ao alcance da SSP será feito", afirmou o titular da SSP.
Nesta quarta, os bairros de Lobato, Plataforma e o Parque São Bartolomeu foram alvos da ação, que também visa reunir dados para a elaboração de estratégias voltadas para a melhoria da segurança pública. As visitas técnicas chegarão a todas as regiões da capital e deve ser estendidas aos municípios da Região Metropolitana.
A Secretaria da Segurança explicou ainda que, para as visitas, sempre será levada em conta a mancha criminal - números que levam em consideração os crimes ocorridos em determinadas regiões -.
Ao lado do superintendente de Inteligência, Ivo Tourinho, o secretário foi recepcionado pelo comandante da 14ª Companhia de Independente da Polícia Militar, major Roberto César, que atende a região. As sedes do Comando de Policiamento Regional Central e a 29ª Delegacia Territorial (Plataforma) também foram visitadas.
Na última semana, o bairro da Alto de Coutos recebeu a comitiva da SSP, sem aviso à imprensa. A região enfrentou a morte de dois trabalhadores - Luís Cláudio Amorim Lima, no dia 5 de janeiro, e Valéria Maria Cardoso Santos Teles, no primeiro dia do ano -. Ambos foram baleados por traficantes.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.