Vacina é a cura para a Covid-19? O Aratu On explica o funcionamento e a importância do processo de imunização

Por Da Redação.

Vacina é a cura para a Covid-19? O Aratu On explica o funcionamento e a importância do processo de imunizaçãoMinsa Peru/Fotos Públicas

Um ano de pandemia no Brasil e diversas dúvidas continuam a surgir a cada dia. Algumas delas, porém, são fáceis de explicar: a vacina é a cura para a Covid-19? Por que não vacinamos os doentes? Como a imunização funciona no nosso corpo? O Aratu On foi atrás dessas informações.

O processo de imunização, que tem ocorrido em todo o Brasil em 2021, elevou as expectativas de que as coisas possam voltar a ser como eram antes, mas isso não significa que achamos a cura para a doença. Ao tomar o composto, o indivíduo fica imunizado, ou seja, produz anticorpos contra esse vírus. Na prática, ele ainda pode "pegar" a doença, mas os sintomas serão mais fracos ou nem serão sentidos, pois o corpo já estará reagindo para expulsar o vírus.

Outra questão que tem sido feita por boa parte dos baianos é em relação aos grupos prioritários. Se os leitos de UTI estão chegando a 90% de ocupação, podemos vacinar os doentes? A resposta é não e o motivo é o mesmo: a vacina não cura a doença, apenas faz com que o seu organismo passe a  produzir anticorpos para combatê-la. 

O imunizante é feito com uma versão mais fraca do coronavírus, para que a gente consiga se defender sem ser acometido pela Covid-19. No caso de quem está com um quadro da doença, já houve contato com o vírus e o corpo já começou a produzir anticorpos, embora talvez eles não sejam suficientes para expulsá-lo, pois sem a vacina, é possível que nós não estejamos preparados para combater a doença apropriadamente.

É por isso que se vacinar é tão importante. Além de se proteger contra formas mais graves da Covid-19, ao se imunizar, você colabora para que o sistema de saúde de país não fique sobrecarregado. Isto porque com a diminuiçao dos índices de transmissão, teremos menos pessoas doentes e, consequentemente, um número ainda menor precisará ser deslocado para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ou necessitará de intubação. 

CONFIRA O VÍDEO EXPLICATIVO: 

 

LEIA MAIS: Menos da metade da população baiana ficou em casa durante o final de semana, apesar dos decretos

LEIA MAIS: De bicicleta, idoso vai a posto da Arena Fonte Nova e comemora vacinação; assista

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.