Tatuadora relata possível subnotificação de casos em Salvador após não fazer teste para coronavírus
Tatuadora relata possível subnotificação de casos em Salvador após não fazer teste para coronavírus
A tatuadora Gabriela Droguett publicou um desabafo no Instagram sobre sua experiência com um possivel caso de coronavírus em Salvador. Ela passou uma noite em um hospital particular, foi orientada a voltar para casa, piorou e voltou a ser internada por mais dois dias com sintomas da Covid-19, mas não fez nenhum teste. O relato foi publicado na noite de segunda-feira (30/3).
Seus sintomas iniciais, no último dia 13 de março, eram febre, tosse, dores de cabeça e no corpo. Seu primeiro diagnóstico foi de H1N1. "Queria deixar registrado que não fiz nenhum exame de sangue nem de imagem. Até comentei com a médica que eu tinha viajado uma semana antes dos sintomas aparecerem e ela disse que, como não tinha sido uma viagem para o exterior eu não me enquadrava no perfil de contágio de coronavírus", conta ela.
LEIA MAIS: Médica que atendeu em cidade baiana por dois dias está com coronavírus e acende alerta na população
Apesar de estar tomando um antiviral indicado para o H1N1, seu quadro piorou e a tatuadora voltou ao hospital. "Três dias depois eu passei muito mal em casa, senti uma dor muito forte nas costas, na altura do cotovelo. Não conseguia me mover, nem respirar fundo que sentia muita dor", explica.
Gabriela contou ainda nas redes sociais que, em seguida, fez exames de imagens e de sangue, mas nenhum específico para o coronavírus. Ela tomou, além do antiviral, remédios anticoagulantes, para dor, náuseas, antialergicos e antibióticos. No final de semana, uma médica amiga da tatuadora contou que atendeu um paciente com os mesmos sintomas dela e o teste dele deu positivo para o novo coronavírus.
"O que eu quero dizer com tudo isso? É que eu não sei o que eu tive na real, não sei se foi de fato H1N1, se foi Covid-19. [...] Acho que devido ao que estamos vivendo, o mínimo deveria ter sido feito um teste para qualquer um dos dois casos. Inclusive, enquanto eu estava internada tinham sido confirmados dois casos de Covid-19 no hospital"
A unidade de saúde em que a tatuadora estava internada, o Hospital Aliança, teve um caso de morte pelo Covid-19 confirmado na noite de seguda-feira (31/3). Gabriela contou ao Aratu On que agora se sente melhor e está em isolamento, além de ter usado máscaras desde o começo dos sintomas.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.