Shoppings e praias continuam fechados em Salvador pelo menos até dia 18, anuncia ACM Neto
Shoppings e praias continuam fechados em Salvador pelo menos até dia 18, anuncia ACM Neto
O prefeito de Salvador, ACM Neto, utilizou as redes sociais, na manhã desta segunda-feira (4/5), para anunciar renovação do decreto que suspende o funcionamento de todos os shoppings. A medida restritiva válida por mais 15 dias ocorre por causa da pandemia do coronavírus. Além dos estabelecimentos comerciais, academias, assim como lojas que não ficam em centro de compras e que possuem mais que 200 m² continuam sem abrir.
"Estamos mantendo suspensas até o dia 18, portanto 15 dias, as atividades das academias de ginástica, cinemas, teatros, parques infantis municipais, os clube sociais, recreativos e esportivos da nosssa cidade. A interdição das praias [vai] até o dia 18", ressaltou ACM Neto.
O gestor explicou também sobre as aulas nas redes municipal e particular da capital baiana. "Prorrogando indistitamente até o dia 18 de maio. Infelizmente, não há previsão de retorno das atividades acadêmicas na nossa rede de ensino. É muito provável que tenhamos de entrar no ano de 2021, é muito provável que teremos que fazer o mesmo sacrifício, faremos um esforço rede municipal e particular organizar os calendários de 2020 e 2021".
PROJEÇÕES
"Nós fizemos a requisição administrativa do COT, além do sagrada Memorial, Sagrada família, hospital de campanha no Wet"n Wild... o total de leitos vai aumentar, estamos correndo, acelerando todos os processos. A questão é quando esses leitos se tornam reais: equipamentos, profissionais. Por isso, estamos fazendo todos os esforços para empurrar esse pico", ressaltou o prefeito sobre as ofertas de leitos clínicos e de UTI.
"Algo nos preocupou bastante de quinta para esta último domingo: o hospital Santo Antônio precisou fechar a portas, que é o maior da nossa cidade e da rede filantrópica, por que a Covid-19 chegou lá. No momento, que fechas portas, temos uma pressão grande em outros hospitais, unidades médicas. Isso quase que promove uma saturação antes da projeção", desabafou.
"Caso os números continuem do jeito que estão, no dia 14 de maio teremos um déficit dos leitos clínicos ofertados. Tudo está sendo feito, terei uma nova reunião hoje à tarde com o secretário de Saúde e o governador. "Nos leitos de UTI, a previsão é do déficit dia 20 de maio. Mais uma vez chamo atenção, é um cenário com base realista, com dados colhidos até agora, mas que podem ser reduzidos , se nós mantivermos o isolamento social", pediu.
LEIA MAIS: Bolsonaro diz que "algum maluco" atacou jornalistas durante ato na frente do Alvorada
LEIA MAIS: Veja novo calendário de pagamento do 13º antecipado dos aposentados e pensionistas
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.