Estudo feito por pesquisadores indica que gatos podem contrair e transmitir coronavírus; entenda
Estudo feito por pesquisadores indica que gatos podem contrair e transmitir coronavírus; entenda
Um novo estudo sobre a possibilidade de animais contraírem e transmitirem o novo coronavírus foi publicado na última quarta-feira (13/5), na revista digital The New England Journal of Medicine. A análise foi feita por pesquisadores da China e dos Estados Unidos.
A pesquisa indica que gatos podem contrair e também disseminar o novo coronavírus. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores administraram o vírus, isolado a partir de um humano contaminado pela Covid-19, para três gatos.
No primeiro dia, dois gatos sem nenhuma infecção anterior estavam contaminados pelos vírus. No dia 3, todos os três felinos haviam sido infectados. No dia 5, a infecção ainda foi observada em todos os animais. Já no dia 6, em apenas dois dos três gatos.
A pesquisa indicou ainda que, embora tenha havido relatos de gatos infectados apresentarem sintomas, nenhum dos animais usados para o estudo apresentou-os.
"É necessário que a saúde pública reconheça e investigue a cadeia potencial de transmissão humano-gato-humano. Isso é de particular importância, dado o potencial de transmissão de SARS-CoV-2 entre familiares em famílias com gatos enquanto vivem sob ordens de “abrigo no local”", diz trecho da publicação, disponível na íntegra através deste link.
É importante ressaltar que o estudo tem dados prévios, e que as pesquisas sobre a transmissão do novo coronavírus entre animais e humanos ainda não possuem informações aprofundadas sobre o tema. A ideia que ainda impera entre os especialistas é de que animais domésticos, como cães e gatos, não seriam capazes de transmitir o vírus para humanos.
LEIA MAIS: "Tranca Rua": entenda por quê a tradução de 'lockdown' fortalece a intolerância religiosa
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.