Eleições municipais devem ser adiadas, mas podem acontecer ainda em 2020
Eleições municipais devem ser adiadas, mas podem acontecer ainda em 2020
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve adiar as eleições municipais, que aconteceriam em outubro por conta da pandemia do novo coronavírus. Em uma reunião virtual, deputados, senadores e especialistas na área da saúde debateram a questão e foram unânimes em afirmar que o primeiro turno deve acontecer em 15 de novembro, enquanto o segundo acontecerá no dia 20 de dezembro. O Congresso Nacional precisa aprovar a mudança.
A discussão, na terça-feira (16/6), contou com a participação do vice-presidente da Corte, ministro Edson Fachin, do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e de renomados médicos e cientistas como David Uip; Clóvis Arns da Cunha; Esper Kallás; Ana Ribeiro; Roberto Kraenkel; Paulo Lotufo; Gonzalo Vecina; e Atila Iamarino.
Maia defendeu que o Congresso comece a analisa, em no máximo duas semanas a proposta de que o primeiro turno seja transferido. Ele também disse considerar positiva uma proposta de aumentar o tempo diário de propaganda eleitoral na TV, a fim de evitar aglomerações nas campanhas de rua.
Já o ministro Edson Fachin entendeu que práticas democráticas são imprescindíveis, especialmente nas crises e emergências. Para ele, manter a condição de normalidade possível às eleições periódicas faz bem para a saúde da democracia.
LEIA MAIS: STF quebra sigilos fiscais de dez deputados federais e um senador apoiadores de Bolsonaro
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.