Deputada estadual cria PL que garante a efetividade da Lei Maria da Penha durante a pandemia
Deputada estadual cria PL que garante a efetividade da Lei Maria da Penha durante a pandemia
A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) apresentou um Projeto de Lei (PL) que sugere a adoção de medidas urgentes, que garantam o cumprimento da Lei Maria da Penha, durante a vigência do estado de emergência gerado pelo novo coronavírus.
Olivia salientou que as medidas de isolamento social impostas pelos governantes são fundamentais para evitar a proliferação da covid-19, mas, segundo ela, o poder público estadual necessita adotar ações que visem atender às mulheres vítimas de violência doméstica. O objetivo é tornar obrigatório o atendimento presencial e ágil para casos mais extremos. "Tomando todos os cuidados que o momento requer", destaca.
O PL prevê, ainda, que a obrigatoriedade de atendimento presencial não exclui ações complementares desenvolvidas online, ou por telefone, para agilizar a denúncia e encaminhamento da vítima e das testemunhas à rede de proteção. Além disso, municípios que possuem uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) devem garantir atendimento 24 horas, tendo como alternativa um plantão virtual, visando o efetivo atendimento e registro de ocorrências.
"Para os horários em que não haja atendimento presencial, os telefones precisam ser disponibilizado, garantindo, assim, um socorro rápido", finaliza Olivia.
LEIA MAIS: Com 1.480 mortos, EUA têm novo recorde de óbitos por covid-19 em um único dia
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.