Salvador terá escola voltada para crianças autistas na Boca do Rio; iniciativa é a primeira do Brasil
Somente na rede municipal, são mais de 1,6 mil alunos com TEA, que necessitam de atendimento especializado, material pedagógico adaptado e profissionais capacitados que atuam em salas de recursos multifuncionais.
A capital baiana vai ganhar uma unidade de ensino voltada para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Escola Municipal do Curralinho e a nova sede da Associação dos Amigos do Autista – Bahia (AMA-BA) serão erguida pela Prefeitura, em parceria com o governo federal, na Rua Granja Marazul, 1, na esquina com a Estrada do Curralinho, na Boca do Rio.
Somente na rede municipal, são mais de 1,6 mil alunos com TEA, que necessitam de atendimento especializado, material pedagógico adaptado e profissionais capacitados que atuam em salas de recursos multifuncionais. A iniciativa permitirá a ampliação do atendimento de 145 para 1 mil alunos autistas da cidade, que receberão acompanhamento educacional especializado no contraturno escolar, facilitando o acesso ao aprendizado e ampliando os serviços destinados a esse público. Além disso, a instituição também realizará atendimento aos familiares e à comunidade.
Com prazo de 18 meses para a conclusão das intervenções e investimento de R$12 milhões, a estrutura será construída em um terreno de 6,7 mil m² e reunirá 20 salas de aula, sala multiuso, acessibilidade total, 14 sanitários incluindo adaptações para PCD, refeitório, cozinha, despensa, lavanderia, diretoria, almoxarifado, piscina, quadra poliesportiva, vestiário, sala de professores e depósito para materiais, dentre outros equipamentos modernos para atender a comunidade escolar com todo conforto e segurança.
A nova unidade será cedida à AMA-BA, que gerenciará o espaço e transferirá as atividades realizadas na antiga sede, em Patamares, para o novo local, após a construção. A ordem de serviço para início das obras foi assinada nesta quinta-feira (6/1), pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado dos ministros da Educação, Milton Ribeiro, e da Cidadania, João Roma. Durante a visita, o democrata falou também sobre o aumento dos casos de Covid e a realização de carnavais fechados "para os ricos".
O gestor fez questão de ressaltar a importancia da escola, pioneira no Brasil. "Esta é uma manhã histórica para Salvador. Sempre lutamos pelas pessoas com algum tipo de dificuldade e, desde que entrei na Prefeitura, passamos a conhecer as instituições que prestam apoio a causas como esta. Estas entidades são o ombro amigo de mães e pais de crianças que sofrem com o espectro autista. Anteriormente, a AMA possuía apenas o apoio da Smed [Secretaria Municipal de Educação], na cessão de professores, e percebemos que deveríamos resolver as necessidades da entidade de forma permanente", discursou.
Para o ministro Milton Ribeiro, o momento é de garantir educação plena e irrestrita, garantindo assistência a quem mais necessita. "Durante a pandemia, os protagonistas foram médicos, hospitais e demais agentes de saúde. Mas, neste momento que estamos caminhando para o fim desta pandemia, os professores e demais profissionais da educação serão os grandes protagonistas dessa história. Este projeto da AMA supre todas as necessidades das crianças autistas e esperamos que seja um grande modelo para todo o Brasil".
O ministro João Roma relatou que a construção da unidade é fruto de um trabalho coletivo. “Conseguimos enxergar uma maneira, com parceria, diálogo e somatório do esforço de todos, para que pudéssemos atender pessoas que, mais do que precisam, merecem, porque também são cidadãos brasileiros e também têm o seu quinhão de espaço, reconhecimento e respeito do Estado brasileiro. É isso que a gente está buscando, neste momento, fazer acontecer”.
PLANEJAMENTO
O Planejamento Estratégico também prevê parcerias com os Centros de Atendimento Educacional Especializado de Salvador. Dentro do plano de ações, a Prefeitura deverá ampliar o número de salas multifuncionais nas unidades municipais de ensino, assim como estabelecer parcerias para fomentar pesquisas voltadas para o desenvolvimento de metodologias, materiais didáticos, equipamentos e recursos de tecnologia para promoção da aprendizagem e das condições de acessibilidade. O planejamento prevê, ainda, a formação de uma rede de apoio às famílias para orientação, acolhimento e fortalecimento emocional, dentre outras ações.
No mês passado, foram iniciadas obras de reconstrução de nove escolas e implantação de uma nova unidade, na Ceasa, com aplicação de R$76,5 milhões. Em 2021, foram entregues 11 escolas e há cinco em construção, com entrega prevista para o início de 2022 e investimento total acima de R$80 milhões. Estão previstas a reforma e ampliação de outras 128 novas unidades, em um montante de R$110 milhões.
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