Geral

MP lança site de campanha contra violência sexual a crianças e adolescentes; Ivete Sangalo e Cláudia Leitte apoiam

Pelo menos 23.351 denúncias de violência sexual (estupro, abuso, assédio e exploração) foram registradas por meio do Disque 100 em 2020.

Por Da Redação

MP lança site de campanha contra violência sexual a crianças e adolescentes; Ivete Sangalo e Cláudia Leitte apoiamilustrativa/Pixabay

Uma campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes com o mote “Dá para fazer muitas coisas pelo celular: inclusive quebrar o silêncio de uma violência sexual” foi lançada nesta terça-feira (11/5) pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). A campanha está na rede social do TikTok, em um site especialmente criado para encorajar as vítimas a denunciarem e contará com a participação das cantoras Cláudia Leitte e Ivete Sangalo.


Segundo o MP-BA, no último ano, pelo menos 23.351 denúncias de violência sexual (estupro, abuso, assédio e exploração) foram registradas por meio do Disque 100, o que representa um aumento de 23,4% em relação aos 18.911 registros de 2019. Sabendo que a maioria dos casos, 12.523 (53,6%), aconteceu na casa da vítima e do suspeito e que a proximidade afetiva entre vítima e violentador, além de outros fatores, desencoraja muitas vezes a denúncia, o site visa ampliar voz das vítimas.


A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca), promotora de Justiça Márcia Rabelo, falou sobre o objetivo da campanha e destacou a importância da denúncia para que os órgãos da rede de proteção possam realizar o acolhimento da vítima, confirmar a autoria da violência e responsabilizar criminalmente o agressor.


“As redes sociais são os ambientes mais frequentados por adolescentes, notadamente em face do isolamento social decorrente da pandemia e da falta de outras opções de lazer, observando-se um acesso frequente das mídias também por crianças, apesar da inadequação da faixa etária às condições de ingresso nas redes sociais. Estar presente nesses espaços virtuais se faz necessário para alcançar esse público, conscientizá-lo e divulgar canais de comunicação. Queremos chamar atenção para a aptidão do aparelho celular, não apenas para bate papos e jogos, como poderoso instrumento de acesso aos canais de denúncia e conhecimento da prática da violência”, afirmou.


COMO DENUNCIAR


No portal é possível encontrar informações relacionadas ao assunto e os canais de denúncia. A denúncia pode ser realizada de forma anônima, do próprio celular, nos aplicativos ‘Direitos Humanos Brasil’ e ‘Proteja Brasil’, ligando para o Disque 100, ou ainda pelo número de aplicativo de mensagem (61) 99656-5008.


LEIA MAIS: Rui avalia realização de Carnaval em 2022; "temos todas as condições"


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.