Entregadores de aplicativo paralisam atividades e fazem nova manifestação em São Paulo
Entregadores de aplicativo paralisam atividades e fazem nova manifestação em São Paulo
Por Da Redação.
Os entregadores de delivery por aplicativos realizam nesta terça-feira (14/7) uma nova manifestação em São Paulo. A categoria já havia feito uma paralisação no começo de julho, quando o ato também foi realizado em Salvador. Até o momento, não há informações se os profissionais baianos irão aderir.
Segundo a Agência Brasil, a pauta de reivindicações é a mesma, a respeito do aumento do valor repassado pelas plataformas por entrega realizada ou por quilômetro rodado, além do fim do sistema de pontuação que é atribuída a eles, depois que um serviço é concluído.
A categoria também pede que empresas como Ifood e Rappi ampliem a segurança dos trabalhadores, firmando contratos de seguros de vida, contra acidentes e contra roubo e furto das motocicletas. Os entregadores pedem, ainda, ações relacionadas à pandemia, como fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a disponibilização de endereços fixos para que possam esterilizar as motocicletas.
LEIA MAIS: Pandemia: medidas restritivas mais rigorosas entram em vigor em 77 cidades baianas
O Ifood encaminhou nota à Agência Brasil na qual informa que distribui EPIs aos entregadores inscritos na plataforma desde abril. No comunicado, a empresa afirma que toda a rota do aplicativo tem um ganho mínimo de R$ 5, mas que "a média é muito superior, ficando em cerca de R$ 9".
A Rappi salientou que também tem adotado protocolos de segurança para os entregadores parceiros e que mapeia os pontos onde há maior demanda pelos serviços, para ajudá-los a ter acesso a melhores oportunidades. Segundo a empresa, "o valor do frete varia de acordo com o clima, dia da semana, horário, zona da entrega, distância percorrida e complexidade do pedido" e "quase metade dos entregadores parceiros passa menos de 1 hora por dia conectada ao aplicativo".
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).